Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora



Trabalho

Ano: 2002

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação Física

Programa: Mestrado em Educação Física

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Martins, Ida Carneiro

Orientador: Silvana Venancio


Assunto: Aprendizagem motora,Simbolismo,Jogos


Resumo: Resumo: Este trabalho parte de uma reflexão acerca de uma estratégia de ensino, utilizada em aulas de Educação Física Infantil, denominada pela pesquisadora de: Vivência Simbólica. Tal estratégia consiste em: conduzir os alunos a vivenciarem uma história, realizando ações motoras significativas dentro do contexto em que se inserem, onde o professor atua como elemento facilitador e orientador do processo. Traz o presente trabalho, três temas fortemente inter-relacionados: A Motricidade, o Simbolismo e o Lúdico, que serviram como base para a formulação do problema que norteou a realização da pesquisa. Propiciar a manifestação da Motricidade, do Simbolismo e da Ludicidade Infantil é relevante para a ação educativa da criança nas aulas de Educação Física? É isso que se pretende responder. Tal questão suscitou a elaboração de um objetivo maior, necessário para o encaminhamento desta investigação: analisar a manifestação da Motricidade, do Simbolismo e do Lúdico nas aulas de Educação Física Infantil, a partir de vivências simbólicas. Para poder realizar a análise proposta, buscouse autores que pudessem fundamentar teoricamente os temas trabalhados: Piaget e Winnicott para fundamentar a construção do Símbolo, Freire e Marcellino justificando a importância da presença do Lúdico na escola e Sérgio, Moreira, Trigo e novamente Freire estabelecendo os princípios relativos a Ciência da Motricidade Humana. Partindo-se das teorias apresentadas, foram apontados os princípios presentes, de acordo a cada um dos temas, inter-relacionandos-os ao cotidiano escolar da criança e aos comentários interpretativos relativos as vivências simbólicas trabalhadas. Para isso utilizou-se de uma pesquisa exploratória, partindo de um diário de campo construído através da observação participante da pesquisadora. Ao realizar-se a análise, através de comentários interpretativos foi possível apresentar as manifestações da Motricidade, do Simbolismo e do Lúdico como elementos importantes ao desenvolvimento da criança, permitindo sua adaptação psíquica ao mundo exterior e, desta forma, devendo estar presente na ação educativa em especial a da Educação Motora


Abstract: 'Abstract: This thesis is based on a reflection about a teaching strategy that was utilized in Childrens Physical Education classes and denominated by the researcher as "Symbolic Experience." This strategy consists in guiding the students through the experience of a story, in which they accomplish significant motoric movements within the context that they are inserted while the teacher acts to facilitate and orient the process. Three strongly interrelated topics are presented: Motor Activity, Symbolism and Play, which serve as a basis for the formulation of the problem that guides the study. Is offering the possibility to manifest Motor Activity, Symbolism and Play relevant educational practice within childrens physical education classes? This study attempts to respond to this question. The elaboration of a broader objective was necessary in order to conduct the investigation: to analyze the manifestation of Motor activity, Symbolism and Play in Childrens Physical Education classes starting from the symbolic experiences. To make this analysis, the works of several authors who could provide theoretical foundations for the topics studied were examined: Piaget and Winnicott to provide a basis for the construction of the Symbol, Freire and Marcellino to justify the importance of Play in school, and Sérgio, Moreira, and Trigo to establish the principies related to the Science of Motor Activity. From these theories, principies present in relation to each topic were raised and interrelated to the everyday life of children in school and to the interpretive commentaries concerning the symbolic experiences developed. An exploratory study was utilized starting from the field diary of the researchers participant observations. In making the analysis, it was possible through the interpretive commentaries to present the manifestations of Motor Activity, Symbolism and Play as important elements in child development, which allow for the childrens psychological adaptation to the outside world. It was concluded that such manifestations should be present in educational practice, especially within Physical Education'


Referência: MARTINS, Ida Carneiro. Historias infantis: o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora. 2002. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: