Estratégias de cortesia e polidez no gênero fórum educacional digital
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Marques, Rosangela Licca
Orientador: Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha
Assunto: Forum educacional,EAD,Cortesia,Polidez,Interacao,Analise do discurso,Cortesia (Linguistica),Conversacao,Forum (Debates),Educational forum,Distance education,Courtesy,Politeness,Interaction
Resumo: Neste trabalho, temos por objetivo analisar o gênero fórum em ambiente de aprendizagem EAD - que favorece discussões e troca de conhecimento entre os participantes. Analisamos fóruns de uma disciplina semipresencial do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na análise dos fóruns observou-se as marcas lingüísticas que caracterizam cortesia/polidez, o emprego de uma linguagem adaptada aos interlocutores que participaram dos fóruns e a interação entre eles. Como objetivos específicos, nesta pesquisa, propusemos: identificar aspectos lingüísticos que se caracterizam como cortesia e polidez presentes nos fóruns educacionais, verificar que estratégias para polidez positiva são utilizadas pelos interlocutores e como ocorre a preservação das faces. O arcabouço teórico da nossa pesquisa está ancorado, basicamente, nos estudos de Grice (1975), Brown & Levinson (1987), Rosa (1992), Marcuschi (2003) e em estudos sobre o uso dos emoticons que visam a análise das categorias: estratégias de preservação das faces por meio dos marcadores conversacionais e em especial atenuação, estratégias de polidez positiva e emoticons. Nas categorias analisadas destacamos as marcas lingüísticas, o emprego da linguagem adaptada a todos os interlocutores que participam dos fóruns e a reciprocidade entre eles. Os resultados obtidos apontam o emprego da polidez pelos interlocutores num contexto colaborativo e de interação que favorece a preservação das faces nos fóruns educacionais,
Abstract: In this work, we have as objective to analyze the forum genre on the learning environment Distance Education that favors quarrels and knowledge sharing between the participants. We had analyzed the forum of a semipresential discipline of the Letras course of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. On the analysis of the forum was observed the linguistic marks that characterizes courtesy/politeness, the usage of an adapted language to the interlocutors that has participated in the forum and the interaction between them. With specific objectives, on this research we propose: to identify linguistic aspects that are characterized as courtesy and politeness present on the educational forum, to verify what kind of positive politeness are used by the interlocutors and how the face preservation occurs, to verify what kind of strategies to the negative politeness are used by the interlocutors and what occur when there isn t a use of face preservation strategies. The theoretician framework of this research is anchored, basically, on the Grice s (1975), Brown & Levinson s (1987), Rosa s (1992), Marcuschi s (2003) studies and in studies about the usage of emoticons that aims the categories analysis: face preservation strategies by the conversational markers and attenuation in special, positive politeness strategies and emoticons. On the analyzed categories we can detach the linguistic marks, the usage of the adapted language to all interlocutors that participates in the forum and the reciprocity between them. The gotten results points to the usage of the politeness by the interlocutors on a collaborative context and of interaction that favors the face preservation on the educational forums
Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-03-24
Tags: