Tecnologias e currículo : um estudo de caso sobre a comunidade de práticas Professor 2.0



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Marialva, Wolgram de Almeida

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Curriculo,Novas tecnologias na educacao,Formacao continuada de professores,Comunidade de pratica,Curriculum,New technologies in education,Continuing education of teachers,Community of practice


Resumo: Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Reflete sobre a formação continuada de docentes, a criação de comunidades de prática em ambientes digitais e o currículo. Com abordagem qualitativa, realiza um estudo de caso em torno da experiência piloto realizada para a implantação da plataforma colaborativa Professor 2.0, criada no âmbito da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo é analisar o conceito de comunidade de prática adotado e identificar as contribuições ao contexto educacional possíveis a partir do piloto, estabelecendo relações entre o planejamento, a reflexão das práticas pedagógicas e o compartilhamento na plataforma colaborativa. Esta pesquisa tem como referência teórica as reflexões em torno do tema comunidade sobre o qual buscou compreender suas implicações na dinâmica social debruçando-se sobre aspectos da relação: comunidade e indivíduo. Em particular, traz reflexões sobre as características e condições para a formação de comunidades de prática. Outro campo de aporte teórico se apresenta no resgate em torno das teorias e conceito de currículo e, compreendendo currículo como práxis, aponta relações com a tecnologia na educação. A pesquisa aponta que a experiência da plataforma colaborativa Professor 2.0 configura uma comunidade de prática estratégica que aponta para o compartilhamento de experiências e informações com potencial para expandir as produções colaborativas de conhecimento,


Abstract: This dissertation is inserted in the research line of New Technologies in Education of the Post Graduate Program in Education: PUC SP s Curriculum. It reflects about the continuing education of teachers, the creation of communities of practice in digital environments and the curriculum. Using a qualitative approach, it conducts a case study about the pilot experiment undertaken for the implementation of the collaborative platform Professor 2.0, created within the State of São Paulo s Secretariat of Education. The objective is to analyze the adopted concept of communities of practice and identify the possible contributions to the educational context from the pilot experiment, establishing relations between planning, the reflection of pedagogical practices and sharing in the collaborative platform. This research has as its theoretical reference the reflections on the subject of community, on which sought to understand its implications on the social dynamics focusing on the aspects of the relation: community and individual. Particularly, it brings reflections about the characteristics and conditions for the formation of communities of practice. Another field of theoretical contribution presents itself in the rescue of theories and concept of curriculum and, comprising curriculum as practice, points out relations with technology in education. The research indicates that the experience of collaborative platform Professor 2.0 configures as a strategic community of practice that points to the sharing of experiences and information with potential to expand the collaborative production of knowledge


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-03-20

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