Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa: Mestrado em Engenharia Elétrica
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Almeida, Luis Rogério Gomes de
Orientador: José Antonio Siqueira Dias
Assunto: Ensino a distancia,Ambiente de aprendizagem,Eletronica - Estudo e ensino,Distance learning,Learning environment,Electronics - Study and teaching
Resumo: Resumo: Nesta pesquisa foi desenvolvida uma abordagem para o ensino remoto de eletrônica para nível médio. A abordagem, que previu experimentos colaborativos online em tempo real, foi testada com a realização de um curso piloto: Amplificadores Operacionais. O objetivo desta nova abordagem é diversificar a oferta de capacitação profissional em eletrônica, através do ensino a distância - EAD, com atividades síncronas e assíncronas. Foram escolhidos os modelos de aprendizagem, de projeto instrucional, de processo de produção e de processo de avaliação. A composição da infra-estrutura privilegiou as ferramentas livres e de código aberto, para atender às demandas do mercado com custo competitivo e possibilitar a maior dispersão geográfica possível. Neste trabalho, foi introduzida, de forma pioneira, a realização de experimentos através de simulações eletrônicas em um ambiente colaborativo, mudando a dinâmica do aprendizado e criando uma nova perspectiva de interação entre os alunos e o professor em um ambiente de ensino eficiente de eletrônica a distância. Com a realização desta pesquisa verificou-se que é viável o ensino remoto de eletrônica com atividades práticas interativas e colaborativas
Abstract: Abstract: This research was developed an approach of an electronic remote learning. The approach, predicted that online collaborative experiments in real time, was tested on a pilot course: Operational Amplifiers. The aim of this new approach is to diversify the supply of vocational training in electronics, through the use of E-learning, with synchronous and asynchronous activities. Were selected models of learning, instructional project, production process and evaluation process. The infra-structure environment focus on open source and freeware tools, to meet market demand at competitive cost and enable greater geographical spread as possible. This work, was introduced, in a pioneer manner, perform experiments using computer simulations in a collaborative environment, changing the learning dynamics and creating a new interactive perspective between teacher and students in an effective environment for electronic e-learning. It was observed with this research a feasible way to teach remotely electronic with practical activities interactive and collaborative,\$aEletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica
Referência: ALMEIDA, Luis Rogério Gomes de. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. 2010. 64 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: