Educação geográfica : jogos para o ensino de conceitos



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Marangoni, Ricardo Alexandre

Orientador: Buitoni, Marisia Margarida Santiago


Assunto: Jogos,Ensino,Geografia,Games,Teaching,Geography


Resumo: O propósito desta dissertação é evidenciar aos leitores, como é possível desencadear um trabalho pedagógico com jogos nas aulas de Geografia de maneira significativa no processo de aprendizagem dos discentes. Tomamos como ponto de partida as teorias pedagógicas e a experiência pessoal com a inserção dos jogos na educação geográfica realizada em 2006, no Colégio Rainha da Paz, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A dissertação foi dividida em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado às reflexões sobre as contribuições da psicologia genética no ensino de Geografia, no segundo, discorremos sobre o uso dos jogos no ensino de Geografia a partir dos pressupostos da teoria piagetiana, e no terceiro, são apresentados duas experiências de trabalho, os jogos confeccionados pelos alunos e a oficina realizada na IV Semana de Geografia da Universidade de São Paulo. Com os estudantes, discutimos vários conceitos geográficos e, durante todo o trabalho, eles estiveram participantes, motivados e entusiasmados. Daí o nosso interesse sobre a questão: como os jogos podem contribuir na aprendizagem de Geografia de alunos de sétimo ano? Na oficina, os professores e futuros professores tiveram contato com a experiência dos alunos e mostraram-se bastante interessados pela discussão do como ensinar Geografia utilizando jogos. Finalmente, destacamos os jogos como recurso didático, e o professor, como mediador na construção do conhecimento. Nesse sentido, o jogo transposto para o ensino passa a ser definido como jogo didático e parte de um plano de ensino diferenciado que esteja vinculado a um projeto pedagógico da escola,


Abstract: The aim of this dissertation is to evidence the readers, how it is possible to initiate a pedagogical work with games in Geography classes in a significant way in the learning process of the students. We have taken as a point of departure the pedagogic theory and the personal experience with the insertion of the games in the education of Geography realized in 2006, in Colégio Rainha da Paz with seventh-grade studies of the elementary school. The dissertation was divided into three chapters. The first chapter is dedicated to reflexions about the contributions of genetic psychology in the teaching of Geography, in the second one, we talked about the use of games in the teaching of Geography according to the Piaget theory, and in the third chapter, there are two experience works, the board games made by the students and the workshop conducted in the IV Geography Week in University of São Paulo. With the students, we discussed variety geographical concepts and, while the whole work, the students were involved, motivated and enthusiastic. From that follows our interest about the question: How can games contribute in the seven-grade-student learning of Geography? In the workshop, the teachers and the future teachers have had the contact with the students experience and have shown up a lot of interests about the discussion in order to teach Geography using games. Finally, we highlighted the games as a didactic resource and the teacher, the mediator in the knowledge construction. In this way, the transposed game for the teaching has become defined as a didactic game and a part of a teaching plan which is bond to a pedagogical project of the school


Referência: Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-10-28

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