YAI ¿ Apoio tecnologico para uma educação solidaria



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Informatica e Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Computação

Programa: Mestrado em Ciência da Computação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Mantovani, Osmar

Orientador: Hans Kurt Edmund Liesenberg


Assunto: Ensino a distancia,Informatica na educacao,Autoria,Sistemas de hipertexto,Sites da Web - Desenvolvimento,Distance education,Informatics in education,Authorshi,Hypertext systems,Web sites Development


Resumo: Resumo: Nas últimas décadas, a indústria cultural teve sucesso na promoção e aprovação de leis nacionais e internacionais de proteção à propriedade intelectual cada vez mais restritivas e favoráveis a tal indústria em detrimento à sociedade como um todo. Inovações são mais e mais inibidas pela simples razão de que conhecimentos novos sempre são construídos a partir de conhecimentos prévios, estes com controle de acesso crescente. Em particular, a instituição escolar é seriamente afetada pela evolução desbalanceada das leis de proteção à propriedade intelectual. A escola é cada vez menos capaz de prover a educação por ela considerada mais apropriada para os seus alunos em função de limitações de recursos financeiros e custos crescentes de conteúdos de interesse educacional. A dissertação apresenta uma contribuição para promover o compartilhamento de conteúdos ¿abertos¿, isto é, conteúdos publicados pelos seus autores sob licenças de uso com restrições menores do que as impostas, de maneira padrão, pelas leis de direito autoral. O público alvo do sistema desenvolvido é a comunidade escolar. Além de propiciar um diretório de conteúdos abertos, o sistema provê uma forma alternativa de navegação no universo de conteúdos armazenado no diretório hierárquico através de índices ¿associativos¿ estabelecidos por usuários cadastrados


Abstract: Abstract: During the last decades the cultural industry succeeded in promoting and approving increasingly stricter national and international intellectual property protection laws to the detriment of society at large. Innovations are becoming more and more inhibited due to the fact that new knowledge is always built on previous knowledge with an access control getting increasingly tighter over time. The school as institution is, in particular, seriously affected by unbalanced intellectual property protection laws. The school is less and less capable of providing to its students an education it considers most proper due to financial restrictions and ever increasing costs of contents of educational interest. This dissertation presents a contribution to promote the sharing of ¿open¿ contents, i.e. contents published by their authors under licenses of use with less restrictions than the ones by default imposed by copyright laws. The target population of the developed system is the school community. As well as offering a directory for open contents, the system provides an alternative way of navigation in the content universe stored in the hierarchical directory by the way of ¿associative¿ indices defined by registered users,\$aInformatica e Educação


Referência: MANTOVANI, Osmar. YAI ¿ Apoio tecnologico para uma educação solidaria. 2005. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: