Estudo de caso de um professor participante do programa de formação contínua em serviço via internet Teachers´Links



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Malacrida, Marta Janete

Orientador: Barbara, Leila


Assunto: Linguisitico sistemico funcional,Ensino a distancia,Formacao continua,Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador,Professores de lingua inglesa -- Formacao profissional,Educacao continuada,Continuous education,Linguistics sistemic function,Distant education


Resumo: Esta dissertação insere-se na intersecção das linhas de pesquisa, Linguagem e Trabalho, Linguagem e Educação e Linguagem e Tecnologia. Tem como objetivo principal observar a prática pedagógica de um Professor egresso do programa de formação contínua em serviço, dirigido a professores de inglês da Rede Pública do Estado de São Paulo, nomeado Programa em Língua Inglesa Via Internet para Professores de Inglês de Escolas públicas , no que se refere à aplicação das experiências vivenciadas no programa, presentes no contexto que o professor atua, em sala de aula. Para tanto, foram analisadas aulas e entrevistas, com o intuito de se avaliarem as contribuições que o programa proporcionou ao participante da pesquisa. O trabalho tem, como suporte teórico: Vygotsky, 1998, Celani, 2000 - 2003, Celani e Collins, 2003, Nóvoa, 1992, Gómes, 1992, Freire, 1996, Halliday, 1994 - 1985 - 1976, Eggins, 1994, Eggins e Slade, 1997, Thompson, 1996, Martin, 1994 entre outros. As questões que nortearam a pesquisa foram: 1- Que reflexos do programa Teachers Links estão presentes na prática do Professor? 2- De que forma o Professor utiliza os conhecimentos adquiridos no programa? 3- Como se evidencia a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo Professor no programa, em relação ao que faz em sala de aula? 4- Como o Professor avalia o programa Teachers Links? Os dados foram coletados em uma Escola Pública de periferia, no interior do Estado de São Paulo e no banco de dados do courseware WebCT, armazenado no site do LAEL, para acesso de pesquisadores. Inicialmente, apresenta uma análise lingüística fundamentada na gramática sistêmico-funcional. Em seguida, uma análise de base interpretativista dos dados coletados. Os resultados indicam a influência da Educação Contínua a Distância online, na prática pedagógica do Professor pesquisado, assim como a representação construída por ele do programa. Os resultados também indicam sugestões para futuros upgrades do programa Teachers Links,


Abstract: This dissertation was developed in the intersection of the research lines Language and Work, Language and Education and Language and Technology of the Applied Linguistics Programme. Its main objective was to analyze the practice of a Teacher who followed an In-service Programme of Continuous Education aimed at teachers of English in public schools in the State of São Paulo - Teachers Links - in order to see what of the Programme could be seen in his teaching. The teacher s classroom data and interviews with the researcher were analyzed with the purposes of evaluate the contributions of the Programme for the research participant. The main theoretical underpinning for the research is: Vygotsky, 1998, Celani, 2000 - 2003, Celani and Collins, 2003, Nóvoa, 1992, Gómes, 1992, Freire, 1996, Halliday, 1994 - 1985 - 1976, Eggins, 1994, Eggins and Slade, 1997, Thompson, 1996, Martin, 1994 among others. The research questions were: 1- What aspects of the Teachers Links Programme are present in the teacher s practice? 2- How does the teacher use knowledge he acquired in the Programme? 3- What are the signs that the teacher profited from the programme in his practice? 4- How does the teacher evaluate the program? The data was collected in a Public School in the State and in the data base of the Programme. The findings show the influence of course, in the teacher s practice, as well the representation he built of the program. The results also raise some suggestions to upgrade programme Teachers Links


Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-06-02

Tags: