Estratégias pedagógicas com uso de tecnologias de informação e comunicação : uma abordagem para a construção do conhecimento em operações aritméticas básicas e nas chamadas regras de sinais



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Machado, Maurício de Souza

Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de


Assunto: Ensino de matematica,Estrategias didaticas,Regras de sinais,Tecnologias de informacao e comunicacao,Mathematics education,Pedagogical strategy,Rules of signs,Communication and technology information


Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo verificar em que medida uma estratégia pedagógica com o uso de tecnologias diversas, tanto as tradicionais como aquelas conhecidas como TICs, poderia fomentar a aprendizagem dos conceitos envolvidos nas chamadas regras de sinais quando utilizadas em conjunto com as operações aritméticas. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de uma turma de recuperação de ciclo II do Ensino Fundamental II os quais apresentavam enormes defasagens cognitivas, inclusive no que se refere às operações básicas com números inteiros. A abordagem metodológica, de caráter amplo, valeu-se de pressupostos da Engenharia Didática e de técnicas de pesquisa qualitativa, como a análise de conteúdo, para analisar, à luz da Teoria das Situações Didáticas, os protocolos produzidos pelos sujeitos a partir de três instrumentos de pesquisa, cujas interfaces previam, respectivamente, o uso de lápis e papel, o uso de calculadoras e o uso do software GeoGebra. A estratégia pedagógica adotada permitiu que os estudantes compreendessem, para além das chamadas regras de sinais , o conceito de simétrico de um número inteiro, empregando-o para melhorar o próprio rendimento em relação às operações no âmbito deste conjunto. Além disso, no decorrer da investigação, os estudantes puderam desenvolver a autonomia e a capacidade de refletir sobre os erros cometidos, refazendo as estratégias que permitiam, mais do que simplesmente fornecer uma resposta a uma operação aritmética e entender o seu significado intrínseco,


Abstract: This piece of work had as aim to verify in which measure a pedagogical strategy with use of several technologies, traditional ones as well as those ones called ICTs, could promote the learning of concepts involved in rule of signs when used with arithmetic operations. The people whom participated of this research were students of a fundamental cycle s recover class with huge cognitive problems, including difficulties with use of basic operations with integers. The methodological approach, in an ample sense, used the principles of Didactic Engineering and qualitative research techniques, as contents analysis, in order to analyze, by Didactic Situations Theory perspective, the protocols produced by students from three research instruments. The interfaces of these instruments were planned to use pencil and paper, calculators and the Geogebra software. The pedagogical strategy adopted allowed to the students understand the rule of signs and the concept of the symmetric of an integer number, using it to improve their own performance related to operations on integer numbers. Moreover, during the investigation, the students could develop the autonomy and the capacity to reflect about the errors made by them, which allowed rebuilding the strategies planned earlier. More than simply provide answers to arithmetic operations, the students could to understand its real meaning


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-09-30

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