O uso de sistemas de informação nos serviços técnico-administrativos do Centro Federal de Educação Técnológica de São Paulo : um estudo de caso



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Luciano, Francisco Veríssimo

Orientador: Mañas, Antonio Vico


Assunto: Cultura organizacional,Organizacoes publicas,Planejamento estrategico,Sistemas de informacao gerencial,Tecnologia da informacao,Organizational culture,Public organizations,Strategic planning,Information systems,Information technologies


Resumo: A necessidade do aumento da velocidade na propagação da informação, a competitividade globalizada, aliadas ao estreitamento de fronteiras entre as organizações, exigem a utilização de ferramentas que possam fornecer aos seus gestores informações seguras e com agilidade. No elenco dessas ferramentas estão os Sistemas de Informação, que se aplicam a todos os níveis da empresa, do operacional ao estratégico. A partir do entendimento da estrutura e cultura da organização, buscam-se os elementos necessários para atender aos seus níveis de satisfação, missão e necessidades. Umas das formas é agregar o uso de Sistemas de Informação a recursos de tecnologia da informação, o que constitui peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição, seja ela pública ou privada. A utilização efetiva desses recursos deve ocorrer em um ambiente de integração em todas as áreas onde serão empregados, visto que sua implantação criteriosa leva a desencadear mudanças importantes nos métodos e processos de trabalho. Por vivermos na era da informação onde o conhecimento é tido como diferencial, os SI têm um papel muito significativo na compilação de dados e apoio em tomadas de decisão, além de padronizar a comunicação entre diferentes setores da organização, integrando seus processos produtivos e auxiliando sensivelmente em seus processos decisórios e operacionais. Este trabalho objetivou levantar dados junto aos servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, para análise do SI implantado em seus serviços técnico-administrativos, visando melhorarias na qualidade do atendimento e dos serviços,


Abstract: The need to increase the speed of the information propagation, the global competitiveness, together with the tightening of the borders among the organizations demand the use of tools which can offer to its managers fast secure information. Among these tools there are the Information Systems that can be used in all levels of the company, from the operational level to the strategic one. From the understanding of the structure and culture of the organization, the needed elements to meet its levels of satisfaction, mission and necessities are searched. One of the forms of doing this is to aggregate the use of Information Systems to the Information Technology Resources, what constitutes the key element to the development of public or private institutions. The effective use of these resources should occur in an environment of integration of all the areas in which they will be used, since its careful implementation leads to important changes in work methods and processes. As we live in the Information Age, where knowledge is considered a differential aspect, the Information Systems have a highly significant role in data compilation and decision-making support, as well as in the standardization of the communication among different sectors of the organization, integrating its productive processes and sensibly helping in the decisive and operational processes. This research aims at collecting data with the civil servants of Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Federal Center of Technical Education of São Paulo), to analyze the Information System implemented in its technical-administrative services, in order to improve the quality of its services and assistance to the user


Referência: Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-11-27

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