Um protocolo multicast bi-direcional para educação a distancia



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Telecomunicações e Telemática

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Programa: Doutorado em Engenharia Elétrica

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Albuquerque, Edison de Queiroz

Orientador: Hugo Enrique Hernandez Figueroa


Assunto: Intranets (Redes de computadores),Redes de computadores - Protocolos,TCP/IP (Protocolo de rede de computador),Intranets (Computer networks),Computer network protocols,TCP/IP (Computer network protocol)


Resumo: Resumo: Este trabalho está baseado em uma experiência real, vivida no dia-a-dia do nosso trabalho na Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A, EMBRATEL, quando da busca de ferramentas capazes de viabilizar o permanente treinamento dos Consultores Técnicos da empresa, localizados em diferentes partes do nosso país, em face da escassez de recursos financeiros e de tempo. Para tanto, iniciamos com uma retrospectiva histórica da Educação a Distância no mundo, seu presente e suas tendências visíveis. Depois, apresentamos uma descrição dos protocolos multicasting existentes, seguido de nossa proposta. Apresentamos, também, uma simulação usando o Simulador ns-2 de maneira a comprovar o correto funcionamento do protocolo proposto e avaliar seu desempenho. O núcleo desta tese é a proposta de um novo protocolo multicasting, elemento essencial para a otimização da rede de suporte, um imperativo para a eficiência de seu funcionamento e, principalmente, da diminuição de seu custo, tendo em vista a situação ideal de se transmitir voz e vídeo para garantir que uma aula a distância será o mais próximo possível de uma aula presencial, conforme aponta o resultado de pesquisas referenciadas no presente texto, uma vez que vídeo é uma aplicação que demanda grande largura de banda


Abstract: Abstract: This work is based on a real life situation, experienced in our daily work at Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A, EMBRATEL, when pursuing tools that would allow the continuous training of its staff of Technical Consultants. The Technical Consultants were spread all over Brasil, a country of continental dimensions. Time and cost were obstac1es to achieve the above mentioned training. This thesis starts providing a short account of the historical milestones on Distance Learning. We added considerations on the state-of-the-art and scenarios of future developments, which were drawn taking into account social and economical policies. Routing and existing multicasting protocols are described and compared with the bidirectional multicast protocol proposed in this thesis. The main purpose of this thesis is the proposal of a new Multicasting Protocol, to support a new concept on which a teacher can be a student on a different subject by taking into account that we aim a Distance Learning environment inside a corporation. The ns-2 Simulator is used to simulate the perfect operation of the proposed protocol and evaluate its performance. The use of video is mandatory in order to achieve a maximum efficiency at c1ass. The rapid switching of video transmission from the teacher to a remote student that asks a question (so that all other students spread around the country can also see who is asking) and back to the teacher is mandatory and is what motivated the development of this new Multicast Protocol,\$aTelecomunicações e Telemática


Referência: ALBUQUERQUE, Edison de Queiroz. Um protocolo multicast bi-direcional para educação a distancia. 2005. 207 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

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