Proinfo integrado à formação dos professores da rede pública de ensino do Amapá : construindo uma identidade
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Lobato, Tereza Catarina Furtado
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Formacao de professores,Tecnologias na educacao,Politicas publicas,Proinfo,Continuing teacher education,Educational technologies,Public politics,Curriculum
Resumo: Este trabalho desenvolve uma investigação sobre o Curso de Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá em Tecnologias na Educação, como proposta do Programa Proinfo Integrado, a fim de auxiliar os professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas, entre o período de 2009 a 2010. Dessa maneira, busca-se apresentar alguns aspectos analisados das políticas de inserção de tecnologias, tais como: os critérios, as alternativas, os ajustes e os mecanismos encontrados pelo NTE/AP para fazer adaptações, atender às dificuldades ao longo do processo de implementação que é efetivada, no âmbito escolar, por meio da construção de práticas que favoreçam os professores da integração das TICs ao currículo. Esta pesquisa tem como objetivo melhorar o entendimento de como os professores estão compreendendo e assimilando as propostas de implantação das tecnologias no âmbito escolar, verificando, dentre suas perspectivas de trabalho, suas necessidades de mudanças, para se adequarem às novas exigências do contexto social e educacional. Assim, uma dessas exigências atuais seria promover uma cultura digital, a fim de integrar as tecnologias ao currículo e desenvolver atividades com projetos de aprendizagem que propiciem aos alunos um conhecimento interdisciplinar, com o uso das TIC de forma inovadora. Nas considerações desta pesquisa, o que se almeja é que o NTE/AP inicie uma proposta ampla que atenda às necessidades das escolas, na construção de planejamento integrado, através do fortalecimento dos núcleos escolares que têm papel decisório na formação de seus professores e na formulação de mecanismos de avaliação e de adoção de tecnologias, nas escolas,
Abstract: This paper develops a research on the continuing teacher education to adopt educational technologies at public schools in the state of Amapá, as proposed by Proinfo Integrated Program to assist teachers in using the Information and Communication Technology (ICT), in the period from 2009 to 2010. We seek to present some analyzed aspects established in the policies to introduce technologies, such as the criteria, the alternatives, the settings and mechanisms launched by NTE/AP to make adjustments to solve the difficulties along the process to implement the integration of ICT into the curriculum, carried out in the schools by developing practices which support teachers. This research aims to improve the comprehension of how teachers understand and assimilate the proposal to implement the technology in schools, what are their needs of changing according to their perspectives of work, suiting the new requirements of social and educational context. One of those current requirements would be to promote a digital culture in order to integrate technology into the curriculum, and adopt activities to develop learning projects that provide students with an interdisciplinary approach, with the use of ICT in innovative ways. This research aims that the NTE/AP initiates a broad proposal that meets the needs of schools, in the construction of integrated planning, strengthening the students, who have a decision-making role in the upbringing of their teachers and in the conception of mechanisms of evaluation and use of technology in schools
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-12-06
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