O discurso da sustentabilidade empresarial : uma ferramenta de marketing virtual
Ano: 2016
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Lima, Danielle Guglieri
Orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Assunto: Texto,ACD,Analise do discurso,Text,Discourse analysis,TODA
Resumo: Esta pesquisa fundamenta-se na linha Texto e discurso, nas modalidades oral e escrita, de forma a visar à leitura e à produção de textos e discursos, sob o ponto de vista sócio-cognitivo-interacional, estando, pois, unida, especificamente, ao estudo do discurso do marketing sustentável, apresentado, publicamente, no site do Banco Santander, como forma de comunicação corporativa. Para que essa forma de comunicação esteja atrelada aos aspectos positivos da empresa, é preciso educar e treinar os funcionários para comunicar o que a empresa faz de positivo para eles, para a comunidade, para o meio ambiente, para a educação, ou para outros pontos julgados relevantes no contexto social dos dias de hoje. No entanto, a missão, a visão e os valores empresariais devem traduzir tais aspectos, antes que sejam divulgados ao público interno (funcionários) ou externo (clientes e fornecedores). Desta forma, pretendeu-se averiguar as causas e as motivações advindas da preocupação com a sustentabilidade no mundo corporativo que estão disponíveis por meio do discurso empresarial, apresentado em material institucional hospedado na Internet. Ao se propor a hipótese de que a preocupação com a sustentabilidade das empresas ocorre de maneira artificial, a fim de informar a comunidade, clientes e fornecedores sobre os atos benéficos realizados ao meio-ambiente, parece claro que todos os mecanismos utilizados em tais comunicações constituem manobras, muito específicas, de cunho linguístico, chamadas, neste caso, de greenwashing as quais se apresentam de forma híbrida e que passam pela preocupação com a sintaxe, a escolha de palavras, o conhecimento da plateia e as técnicas argumentativas estudadas pelos administradores e incorporadas às teorias de marketing institucional. Acredita-se que as comunicações institucionais, como qualquer comunicação, são extremamente focalizadas em questões ideológicas da sociedade e que estão colocadas com uma convergência para termos específicos da língua portuguesa, de forma a promoverem a adesão de seus atores. Nesta pesquisa, o foco ideológico está centrado no viés sustentável e responsável socialmente,
Abstract: 'This research grounds in "Oral and written text and discourse" that aims reading, wording and discourse production under a socio-cognitive-interactional approach. This is particularly connected to sustainable marketing presented to the public in Santander Bank site as a corporative communication. Employees training is required in order to their communication about the company positive aspects to them, to the community, to the environment, to the education or to other relevant points in social context, lately. Nevertheless, the corporate mission, vision and values must represent such aspects before disclosing to indoor (employees) and outdoor audiences (suppliers and clients). Thus, it was intended to investigate arising causes and motivations from concerning about sustainability in the corporative world that are available by corporative discourse showed inside institutional material through internet hosting. In the moment of proposing the assumption concerning to the companies sustainability information which occurs in an artificial way with the goal to inform the community, clients and suppliers about environments serviceable acts, its clear that all arrangements in such communications are linguistic specific handling, called, in this case, greenwashing, which are, in a hybrid form and undergo the concern to syntax, word choosing, audience knowledge and argumentative techniques studied by managers and embedded to corporative marketing theories. Its believed that corporative communications, such as any communication, are hardly focused in social ideological issues, and are in convergence to Portuguese specific terms in order to promote speakers compliance. In this research, the ideological focus is concentrated in socially sustainable and responsible bias'
Referência: Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-03-22
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