Gerenciamento do conhecimento aplicado a fins educacionais



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Engenharia de Computação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Programa: Mestrado em Engenharia Elétrica

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Ledel, Leandro Camara

Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte


Assunto: Recuperacao da informacao,Internet na educacao,Classificacao do conhecimento,Gestao do conhecimento,Engenharia de software,Cooperacao,Ontologia,Information retrieval,Internet education,Knowledge classification,Knowledge management,Software engineering,Cooperation,Ontology


Resumo: Resumo: Este trabalho propõe uma arquitetura de suporte ao gerenciamento do conhecimento (GC), que possa servir de base para a confecção de sistemas de suporte a este tipo de aplicação. Essa arquitetura suporta os processos de criação e conversão do conhecimento, com ênfase na identificação de conhecimentos tácitos de seus usuários. Além disso, discute-se como um sistema de suporte ao GC, desenvolvido com base na arquitetura proposta, pode ser aplicado a fins educacionais. O trabalho descreve os passos seguidos para a definição da arquitetura, detalhando as etapas de modelagem e projeto. Ao final, apresenta-se como exemplo um sistema que segue as especificações da arquitetura e discutem-se os resultados obtidos através da utilização do mesmo em um laboratório de pesquisas acadêmicas


Abstract: Abstract: This work proposes an architecture of knowledge management (KM) support, that can serve as a base to build systems for this type of application. This architecture supports the processes of knowledge creation and conversion, with emphasis in the identification of tacit knowledge of its users. Moreover, it is discussed how a knowledge management support system, developed according to the proposed architecture, can be used for educational applications. The work describes the steps followed for the definition of the architecture, detailing the stages of modeling and design. At the end, an example system is presented, following the specifications of the architecture, and its use in a laboratory of academic research is discussed.,\$aEngenharia de Computação


Referência: LEDEL, Leandro Camara. Gerenciamento do conhecimento aplicado a fins educacionais. 2005. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: