Ética ou segurança? as questões da internet no currículo



Trabalho

Ano: 2014

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Lamana, Rosa Maria Rodrigues

Orientador: Almeida, Fernando José de


Assunto: Tecnologia,Etica,Seguranca,Technology,Curriculum,Ethics,Safety


Resumo: Compreendendo que as escolas públicas do Estado de São Paulo possuem internet com acesso para alunos, este estudo tem por objetivo entender qual a percepção dos docentes diante da necessidade do trabalho sobre Segurança na Internet com os discentes e se a rede estadual de ensino oferece aos professores alguma orientação dentro dessa temática para a realização de orientação, uma vez que as atividades desenvolvidas nas unidades escolares utilizam as TIC integradas às situações de aprendizagem. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pelo estudo de caso, com a participação de 15 professores e 3 gestores de uma escola integrante do Programa UCA, que por sua vez possui formações para docentes aprimorarem a utilização das TIC no contexto pedagógico. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas semiestruturadas assim como a pesquisa documental. Consideraram-se como referenciais teóricos, autores como Fernando José de Almeida, Manuel Castells, Zygmunt Bauman, Léa da Cruz Fagundes, Paulo Freire, Gimeno Sacristán, Patrícia Peck Pinheiro, Cristina Moraes Sleiman, entre outros. Assim a presente dissertação concentra-se na importância do trabalho sobre ética e segurança na internet dentro do contexto escolar de forma interdisciplinar uma vez que o currículo é uma construção cultural e que o acesso à internet faz parte da cultura vigente, mas considera que a sociedade como um todo, também tem a responsabilidade do trabalho desse tema com crianças e jovens,


Abstract: Understanding that public schools in the state of São Paulo to have internet access to students, this study aims to understand the perception of teachers on the need for work on Internet safety with the students and the state education system provides teachers some guidance in this theme for conducting orientation since the activities at schools using ICT integrated into learning situations. To develop the work we opted for the case study, involving 15 teachers and three school administrators of an integral program of the Institute, which in turn, has training for teachers hone the use of ICT in the teaching context. As an instrument for data collection was used questionnaires and semistructured interviews as well as documentary research. It was considered as a theoretical framework, authors such as Fernando José de Almeida, Manuel Castells, Zygmunt Bauman, Léa Fagundes da Cruz, Paulo Freire, Gimeno Sacristan, Patricia Peck Pinheiro, Cristina Moraes Sleiman, among others. Thus this thesis focuses on the importance of work ethics and safety on the internet within the school context across disciplines since the curriculum is a cultural construct and that internet access is part of mainstream culture, but believes that society as a whole, also has the responsibility of working on this theme with children and youth


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-07-31

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