Navegando e aprendendo : reflexões sobre um curso de inglês via rede mundial de computadores



Trabalho

Ano: 2000

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Lacombe, Isabel Alencar

Orientador: Barbara, Leila


Assunto: cursos a distancia


Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o desempenho e as atitudes de alunos de um curso de inglês básico ministrado pela Internet. A principal curiosidade da pesquisadora foi analisar como os alunos reagiram ao ambiente virtual e ao material proposto pelo curso, para, a partir dessa análise, tirar lições para o aperfeiçoamento desses materiais. Para tanto, o trabalho encontrou suporte teórico nos estudiosos de Educação a Distância (EAD), nas teorias de aprendizagem construtivistas, especialmente no que tange ao aprendizado e aos papéis de professor e de aluno via rede, e no conceito de autonomia. As questões de pesquisa propostas foram as seguintes: (1) Como os alunos utilizaram os espaços do curso em função dos objetivos traçados e apresentados? (2) Que hábitos de estudo os alunos revelam através do modo e da freqüência com que participam do curso? A partir da análise das respostas a essas perguntas foi possível passar a uma análise do material, levantar questões e sugerir mudanças. Os dados colhidos na pesquisa foram cópias de todos os registros de interações de alunos e professor nos diferentes ambientes de comunicação do curso, quais sejam, registros de tarefas, mensagens em murais eletrônicos, transcrições de sessões de batepapo e mensagens enviadas por correio eletrônico. Os resultados indicaram, em resposta à primeira pergunta de pesquisa, que nem todos os alunos usaram o material da forma inicialmente prevista, quer pelas características do curso, quer dos alunos. Em relação à segunda pergunta, a resposta proveniente dos dados mostrou que há uma grande variabilidade em relação aos hábitos de estudo dos alunos, o que levanta a questão de como lidar com essa diversidade. Concluiu-se, primeiramente, que, especialmente em cursos a distância, ajudar o aluno a refletir sobre o processo de aprendizagem e a estar consciente das conseqüências de suas atitudes é fundamental para que ele possa ser responsável por suas decisões e saiba lidar de forma consciente com a autonomia. Além disso, a variabilidade de hábitos de estudo demonstra que o professor e o material devem ser flexíveis para que o aluno, realmente, possa exercer sua autonomia de forma plena.,


Abstract: The main aim of this study was to analyze the performance and attitudes of students of a basic English course via the Internet. The researchers main interests were to analyze how students reacted to the virtual environment and to the material designed, and what could be learned from this study to better these materials. The main theoretical underpinning for the research is provided by studies in Distance Learning, in the theories of constructivist learning, specially regarding learning and the roles of the teacher and student on the net, and in the concept of autonomy. The research questions investigated in the study are: (1) How did students make use of the different course environments in view of the aims outlined and presented? (2) Which study habits do students reveal through the frequency and manner in which they participated in the course? Through the analysis of the results of the above questions, it was possible to analyze the material, raising issues and making suggestions for changes. The data collected for the study was all taken from students and teachers interaction in the different communication environments of the course, such as task records, bulletin board messages, transcriptions of chat sessions, and e-mail messages. With respect to question 1, the results indicate that not all students used the material as initially expected, either because of the course or the students characteristics. The results of question 2 showed that there is a great variability in relation to the students study habits, which raises the issue of how to deal with that. Firstly, the findings suggest that, mainly in long distance courses, helping the students reflect upon their learning process and become aware of the consequences of their attitudes is essential to make them responsible for their own decision making and to be able to cope with autonomy consciously. In addition, the variability of study habits shows that teacher and material must be flexible so that the students can effectively use autonomy


Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000-03-30

Tags: