Dimensões do tempo na formação online de educadores
Ano: 2012
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Kuin, Silene
Orientador: Valente, José Armando
Assunto: Formacao em servico,Formacao continuada de educadores, Educacao a distancia, Tempo,In-service training,Continuing education of teachers,Distance education,Time
Resumo: A presente tese partiu da constatação de que a formação online de educadores é estabelecida em uma dimensão flexível de tempo, determinada pela ação do educador que monta e desmonta uma realidade espacial e temporal, à medida que se conecta ou se desconecta do ambiente virtual de aprendizagem utilizado, o que ocorre de forma concomitante a outras dimensões de tempo que existem paralelamente ao momento de sua formação. Essa constatação fez emergir a questão de investigação: Quais são as implicações decorrentes da existência simultânea de diferentes dimensões de tempo durante um processo de formação online dos profissionais da educação? O campo de pesquisa selecionado para o estudo foi uma das turmas do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, uma ação formativa realizada pela PUC/SP para as ETEC e FATEC do Centro Paula Souza do estado de São Paulo, em ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela Microsoft, também parceira nesse projeto. Esse projeto foi especialmente interessante como campo de pesquisa, porque contava com três modalidades de interação, a online, a presencial centralizada e a presencial descentralizada. Apesar de contar com uma metodologia qualitativa, por excelência, para o levantamento e interpretação dos dados, a pesquisa contou também com dados quantitativos, necessários para a apuração da forma como o tempo era utilizado pelos profissionais em formação. A pesquisa comprovou a existência de dimensões diversas de tempo que concorreram com o tempo da formação online, fazendo com que cada educador tivesse que investir muito mais de seu tempo pessoal para uma formação concebida essencialmente para ser realizada em serviço. Essas dimensões eram tanto cronológicas como psicológicas, internas e externas ao projeto e ao sujeito, fazendo com que as dificuldades de tempo anunciadas para dedicação à formação tivessem outras origens, para além de uma falta pessoal de competência dos participantes para administrar seu próprio tempo. O profissional em formação não se encontra ilhado, mesmo quando aparentemente sozinho em um processo de formação online, seu tempo é também entrecortado por dimensões institucionais e políticas do tempo, que fazem com que a própria instituição a que pertence também não atue sozinha e livre das influências intra e extraescolares. A existência simultânea dessas diferentes dimensões de tempo tem implicado em sobrecarga de trabalho e comprometimento do tempo livre dos profissionais em formação, já que não há limites estanques que favoreçam a diferenciação clara entre formação em serviço, continuada e ao longo da vida. É certo que esta, a formação ao longo da vida, é uma realidade em tempos de pós-modernidade. No entanto, as instituições têm se valido dessa necessidade abstraindo daqueles em formação um tempo pessoal, sem arcar com o custo dessa apropriação,
Abstract: The thesis is based on the fact that online educator development is established in a fluid time dimension that is determined by the educator s own action of building and dismantling a spatial and temporal reality as s/he connects or disconnects to the virtual environment, which takes place simultaneously with other time dimensions that exist in parallel during their training. The question under investigation emerges from this fact: What are the implications of the simultaneous existence of different time dimensions on the process of online development of education professionals? The research context selected for this study was one of the groups in the School Administration and Technologies Project, a course conducted by PUC/SP for the ETEC and FATEC schools of the Paula Souza Center of the State of São Paulo. The course used a virtual learning environment developed by Microsoft, also partner in this project. The project provided a particularly interesting context for this research question because it included three modalities of interaction: online, centralized face-to-face and decentralized face-to-face. Qualitative methodology was utilized primarily for the collection and interpretation of the data, however, quantitative data was also necessary to measure time allocation of the professionals in training. The study shows the existence of various time dimensions that compete with the time of online education, causing each educator to invest significant amounts of his/her personal time in a course that was conceived essentially as in service. These dimensions were both chronological and psychological, internal and external to the project and to the person. Therefore, the statements of lack of time to dedicate to the course were shown to originate from sources other than an individual incapacity of the participant to administer his/her own time. The professional in training is not isolated, even when apparently alone in the process of online development. His/her time is interrupted by institutional and political time dimensions that cause the educator s institution to be incapable of acting freely and independently of the internal and external interferences from the school environment. The simultaneous existences of these various time dimensions result in work overload and invasion of the professional s free time due to the fact that there are no impervious limits to clearly differentiate between in service training, continuing education and lifelong learning. It is true that lifelong learning has become a part of postmodern reality. However, institutions have taken advantage of this need by appropriating the free time of professionals in training, without assuming the cost of this appropriation
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-03-28
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