Um estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras sobre equações : o uso das tecnologias no ensino médio (1998-2008)
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Hessel, Lucimar de Andrade
Orientador: Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Assunto: Estado do conhecimento,Equacoes,Ensino medio,Tecnologia,State of knowledge,Equations,High school education,Technology
Resumo: O presente estudo faz uma síntese de dissertações brasileiras voltadas para o Ensino Médio, que tratam de equações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. O conteúdo selecionado para análise compõe-se de quatro dissertações publicadas entre os anos de 1998 e 2008 na área de Educação Matemática. A seleção desses trabalhos ocorreu por meio de busca de dissertações e teses segundo alguns instrumentos de pesquisas e critérios pré-determinados, em que fomos conduzidos a nos atermos às dissertações, por não encontrarmos teses no tema e assuntos priorizados. Metodologicamente esse estudo se caracteriza como um estudo documental, ao qual denominamos Estado do Conhecimento, onde buscamos sintetizar de forma sistemática um conjunto de pesquisas. Apresentamos aqui um confronto do material selecionado, em que evidenciamos seus objetivos e resultados, referenciais teóricos, teóricometodológicos e tecnologias utilizadas. Quanto aos tópicos matemáticos relacionados nos objetivos e resultados dos trabalhos investigados, existe preferência por representações gráficas e algébricas de funções polinomiais de 1º, de 2º, e/ou de 3º graus, pois todos os trabalhos focalizam-nas. Também esta investigação exibe que dois dos trabalhos são pautados nos mesmos referenciais teóricos: as noções de Transposição Informática de Balacheff e Registros de Representação de Duval, outro emprega referencial teórico distinto: Transposição Didática e Teoria Antropológica de Chevallard, além de um não apresentar referencial teórico explícito. Verifica também que dois dos trabalhos não se atem explicitamente a um referencial teórico-metodológico e que dois outros explicitam fundamentar-se em: Engenharia Didática com base em Artigue (1996) em sua metodologia. Além disso, que todos os trabalhos convergem quanto à modalidade de Tecnologia da Informação e Comunicação utilizada: software, sendo que o software Winplot aparece em três das dissertações selecionadas. Com isso, o presente estudo indica resultados que podem subsidiar futuras investigações, destacando a carência em alguns pontos ainda a serem pesquisados dentro do tema aqui tratado: investigações que focalizem a álgebra e abarquem as diversas Tecnologias da Informação e Comunicação,
Abstract: This study synthesizes Brazilian dissertations focused on High School Education, which is about equations using Technologies of Information and Communication. The content selected for analysis is composed of four dissertations published between the years of 1998 and 2008, in the area of Mathematical Education. The selection of these papers took place through the search of dissertations and thesis according to some research instruments and criteria previously determined, what led us to concentrate only on the dissertations, due to the fact the we did not find thesis about the main theme and subjects. Methodologically, this study is characterized as a documental research that we call State of Knowledge, which we tried to summarize, in a systematic way, a set of researches. We present here a confrontation of the selected material to show the purposes and results, theoretical references, methodological-theoretical and technologies used. About the mathematical topics related in the purposes and results in the selected papers, there is a preference to graphic and algebraic representations of 1st, 2nd and/or 3rd degree polynomial functions because all the selected papers focus on them. In addition, this study shows that two of the works are ruled in the same theoretical referential systems: Computational Transposition by Balacheff and Duval s records of Representation, other uses different theoretical referential: The Anthropological Theory of Didactic by Chevallard, besides one does not present explicit theoretical referential. It can be noted that two of the papers do not explicitly relate to a methodological-theoretical referential and that two others are based on: Engineering Didactic on basis of Artigue (1996) in his methodology. Moreover, the papers converge according to the type of technologies of Information and Communication used: software, considering that the software Winplot appears in three of the selected dissertations. Therefore, this study indicates results that can subsidize future investigations, emphasizing the need of further research in some points about the theme of this study: investigations that focus the Algebra and include several technologies of Information and Communication
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-15
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