Escola e escola on-line : alguns efeitos do discurso pedagogico midiatizado



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Historia, Filosofia e Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace


Assunto: Educacao,Analise do discurso,Midia,Tecnologia,Ideologia,Education,Discourse,Analysis,Media


Resumo: Resumo: Na presente pesquisa, parte-se de uma concepção althusseriana de ideologia, estabelecendo um diálogo com a Análise de Discurso Francesa, o que resulta em uma abordagem teórico-metodológica, na qual a história e a ideologia são constitutivas da materialidade discursiva. Tem-se como objetivo refletir sobre a relação entre tecnologia e educação, na sociedade atual, mediante a análise do funcionamento de uma revista impressa, a Escola, e de um site, o Escola On-line, trazendo os efeitos desse funcionamento da mídia para a área educacional. Assim, aspectos ligados à formulação e à circulação da Revista e do Site são postos em destaque, chegando-se à compreensão de uma imagem que se institui dos professores e de sua relação com o conhecimento e a ciência, hoje


Abstract: Abstract: In the present research, starting from an althusserian conception of ideology, a dialogue with the French Discourse Analysis is established, resulting in a theoretical-methodological approach, in which history and ideology are constitutive of the discursive materiality. The aim is to reflect about the relation between technology and education, in nowadays society, by means of the functioning analysis of a print magazine, the Escola, and of a site, the Escola on-line, bringing the effects of the media functioning to the education area. Thereby, aspects connected to the formulation and circulation of the Magazine and the Site are highlighted, coming to the comprehension of the image instituted for the teachers and their relation with knowledge and science, today,\$aHistoria, Filosofia e Educação


Referência: ABREU, Ana Silvia Couto de. Escola e escola on-line: alguns efeitos do discurso pedagogico midiatizado. 2006. 84 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: