Formação online de gestores escolares : atitude interdisciplinar nas narrativas dos diários de bordo
Ano: 2009
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Hessel, Ana Maria Di Grado
Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Assunto: Formacao online,Gestao escolar,Educacao a distancia,Pensamento complexo,Ensino a distancia,Escolas -- Organizacao e administracao -- Recursos de redes de computadores,Interdisciplinaridade em educacao,Interdisciplinarity,On line training,School management,Distance learning,Complex thinking
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a construção da atitude interdisciplinar na relação intersubjetiva entre gestor formador e gestor em formação, através das narrativas dos diários de bordo, na formação online de gestores escolares, do Projeto Piloto da Escola de Gestores. O objetivo do estudo é refletir sobre esse processo de construção interdisciplinar, que abarca as dimensões do saber, do fazer e do ser, por meio do relato dialógico entre o conhecimento oriundo da experiência em gestão escolar da pesquisadora e o conhecimento sobre gestão escolar ancorado na visão do pensamento complexo. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação, na qual a investigação se funde com a prática de formação e articula as duas polaridades não excludentes: prática e teoria. Culturalmente o gestor escolar tem dificuldade em articular o processo democrático, pois se sente isolado, na ação gestora, em virtude da visão linear que fragmenta a realidade para que ela possa ser compreendida e dominada. Nessas condições, as relações de poder se mantêm hierarquizadas e os aspectos burocráticos prevalecem sobre uma visão mais sistêmica, na qual a dinâmica da escola é compreendida como um sistema vivo e auto-organizativo, uma cultura em permanente construção, alimentada pelas relações interpessoais e trabalho coletivo. Entretanto, é preciso ter o olhar da complexidade sobre a organização da escola para lidar com os paradoxos que são percebidos no cotidiano, o qual é previsível e ao mesmo tempo instável e incerto. A complexidade abarca o jogo dialógico da linearidade e do sistêmico. Nem sempre a formação do gestor oferece condições de construção desse saber, visto que ele precisa ser contextualizado e caracterizar-se como processo histórico. Este é o foco da atitude interdisciplinar, na formação online de gestores, quando procura captar a visão singular de cada gestor diante das propostas do curso e da sua realidade escolar. A análise interpretativa do teor das narrativas dos diários de bordo de três gestores desvelou a ação parceira e orientadora do gestor formador em cada situação, bem como a percepção de cada gestor em formação diante do desafio de mobilizar sua equipe para a ação coletiva. A atitude interdisciplinar é um elemento valioso nos ambientes de formação online, porque pode desenvolver um papel de acompanhamento de cada percurso de formação, compreendido como uma perene espiral,
Abstract: This work presents an inquiry about the interdisciplinary behavior construction within the intersubjective relation between the head manager and the manager in training, through the narratives in the logbooks, in the on line training of school managers of the School of managers Pilot Project. The project aims at considering this interdisciplinary construction process that encompasses the dimensions of knowing, doing and being, through the dialogic report between the knowledge coming from the researchers experience on school management and the knowledge about school management founded on the complex thinking view. It is a research-action-training, in which the inquiry incorporates to the training practice e articulates both not exclusive poles: theory and practice. Culturally, the school manager has difficulty articulating the democratic process, because they feel isolated in the management activity due to the linear view that fragments the reality in order to make it comprehensible and dominated. Under such conditions, the power relations remain hierarchized and the bureaucratic aspects prevail over a more sistemic view, in which the school dynamics is understood as a living and self-organized system, a culture in continuous construction, nourished by the interpersonal and group work relations. However, it is important to have a sight of the schools organization complexity in order to deal with the paradoxes noticed in a daily basis, which is predictable and at the same time unstable and uncertain. The complexity includes the dialogic game of the linearity and the systemic. The managers training not always offers the conditions for this knowledge construction, since it needs to be contextualized and identified as a historical process. This is the focus of the interdisciplinary attitude in terms of on line managers training, when it seeks capturing each managers singular view face to the course proposals and the school reality. The interpretative analysis of the narratives content of three managers logbooks revealed the educator-managers helpful and guiding action in each situation, as well as the perception of each manager in training when faced with the challenge of mobilize their teams for group action. The interdisciplinary attitude is a valuable element in on line training environments, since it can follow each training trip, understood as an endless spiral
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-05-13
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