Gamificação e Educação Matemática : uma reflexão pela óptica da teoria das situações didáticas
Ano: 2017
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Gomes, Marcelo dos Santos
Orientador: Silva, Maria José Ferreira da
Assunto: Gamificacao,Teoria das Situacoes Didaticas,Jogos no ensino da matematica,Gamification,Theory of Didactical Situations,Mathematics teaching games
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo fazer reflexões a respeito das possíveis relações entre a Gamificação e a Teoria das Situações Didáticas. Para cumprir tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que possibilitou compreender e definir o que é gamificação e, consequentemente, a necessidade de estudar as associações de jogos com o ensino e aprendizagem de matemática. Embora o tema gamificação venha crescendo no meio acadêmico e na prática educacional, o número de pesquisas publicadas ainda é pequeno. Mediante essa constatação, realizou-se um estudo sobre a gamificação e suas abordagens e, assim, adotou-se a definição de Karl Kapp, por acreditar que seja a definição que melhor propiciou analisar a gamificação como uma estratégia de ensino pela óptica da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para auxiliar na relação entre estratégia didática e teoria, foram utilizadas pesquisas com enfoque no ensino e aprendizagem de matemática, que conduziu às seguintes observações: a importância e a necessidade de aprofundar-se mais a respeito da gamificação, antes de munir-se de suas potencialidades, associar a gamificação a outras teorias e não se limitar somente ao uso de teorias usufruídas por designers de jogos, a importância de ocorrerem mais diálogos entre professores e designers de jogos para enriquecer o uso da gamificação. Por fim, a importância de a gamificação considerar o papel fundamental da institucionalização na aprendizagem de um novo saber, da restruturação de um saber já assimilado ou, até mesmo, do aprimoramento de algumas habilidades matemáticas,
Abstract: This research had the objective of reflecting upon the possible relations between Gamification and the Theory of Didactical Situations. To achieve aforementioned objective, it was developed a bibliographical research that allowed to comprehend and define what gamification is and consequently, the need of studying the links between gaming and math learning and teaching. Even though the gamification theme is becoming bigger in the academic means e in the educational practice, the number of published researches is still little. Hence, a study about gamification and its approaches has been made, and thus, the definition of Karl Kapp has been adopted as its believed that his definition better allowed the analysis of gamification as a teaching strategy through the optics of the Theory of Didactical Situations in Mathematics from Guy Brousseau. To help connecting the teaching strategy and theory, researches with focus on teaching and learning of mathematics have been used, which have conducted us to the following observations: the importance and the need to further study gamification, before employing its potentialities, associate gamification and other theories and dont be limited only to the usage of theories enjoyed by game designers, the importance of more dialogues between teachers and game designers occurring to enrich the use of gamification. Finally, the importance that gamification considers the fundamental role of institutionalization in the learning of a new knowledge, the restructuring of a previously learnt knowledge, or even the improvement of some mathematical skills
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017-06-28
Tags: