Expandindo a sala de aula : recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Gomes, Celso Augusto dos Santos

Orientador: Peixoto, Nelson Brissac


Assunto: Educacao,Ubiquidade,Mobilidade,Complexidade,Education,Ubiquity,Mobility,Complexity


Resumo: Este trabalho se mostra norteado por duas evidências. A primeira é a emergência do ciberespaço para além dos fixos desktops e que tem ocorrido com a crescente utilização dos dispositivos móveis como tablets e smartphones, conectados à rede mundial de computadores. A segunda evidência é a urgente necessidade de que as práxis educacionais possam acompanhar, de forma contextualizada, a ecologia comunicacional pluralista que se configura com a crescente pervasividade com que a tecnologia tende a se apresentar nos dias atuais. Assim, este trabalho apresenta resultados através de investigação bibliográfica e de análise de casos sob a perspectiva do pensamento complexo. Através da convergência do pensamento de autores como Edgar Morin, Lúcia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro dentre outros, esta dissertação buscou direcionamentos para o planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais que fazem uso da ubiquidade de recursos tecnológicos comunicacionais. Atividades estas que permitem a dialogicidade entre a situação intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos sob a perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais sócio-construtivistas, contextualizadas com a crescente presença do ciberespaço no meio físico, sob a ótica do pensamento complexo,


Abstract: This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinking


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-11-24

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