Oficina virtual de redação : a produção de textos em ambiente não escolar



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Gasparotto, Gisleine Silvana

Orientador: Ferreira, Luiz Antonio


Assunto: Oficina virtual de redacao,Producao textual,Educacao a distancia,Lingia portuguesa -- Composicao e exercicio,Ensino a distancia,Virtual composition workshop,Textual production,Distance education


Resumo: Este trabalho insere-se no universo dos estudos de Língua Portuguesa e Ensino a Distância (EaD), e consiste na construção e estudo de uma Oficina Virtual de Redação. Nosso objetivo, a partir de um projeto pedagógico testado em circunstâncias reais, é oferecer espaço de reflexão e criação a fim de que os alunos consigam escrever, com competência e adequação, textos necessários às diversas situações concretas de comunicação, para bem desempenhar suas funções de cidadãos e de trabalhadores brasileiros. Mas em que medida uma Oficina Virtual de Redação pode contribuir para o aprimoramento da escrita de seus alunos? Fortalecer a relação do aluno com a Língua Portuguesa, sua capacidade de refletir, organizar e expressar opiniões? Interagir com ele de forma a envolvê-lo, motivá-lo e levá-lo ao aprendizado? Para realizar nosso intento, estudamos o conceito e as gerações de Ensino a Distância (Keegan e Rosa e Moreira), tecemos um painel atual sobre a exclusão digital, distribuição dos jovens pelo mundo e pelo país, acesso à informatização e ao mercado de trabalho (Pochmann), tratamos das novas demandas educacionais (Belloni, Trindade e Renner), investigamos abordagens por meio do computador (Valente), dinâmicas capazes de promover o aprendizado colaborativo (Palloff & Pratt), ambientes virtuais de aprendizagem (Okada e Rocha), além de dois fatores indispensáveis à construção do conhecimento a distância, autonomia e interação (Belloni, Marquesi, Chrysos, Teixeira & Menezes e Leffa). Por fim, fizemos algumas reflexões sobre produção textual, estratégias e avaliação (Pécora, Osakabe, Siqueira, Fávero e Koch). Assim exposto, esperamos com nossa pesquisa contribuir para o aprimoramento da escrita dos alunos concluintes do ensino médio e pré-vestibulandos, e para os estudos de Língua Portuguesa e Ensino a Distância (EaD),


Abstract: Este trabalho insere-se no universo dos estudos de Língua Portuguesa e Ensino a Distância (EaD), e consiste na construção e estudo de uma Oficina Virtual de Redação. Nosso objetivo, a partir de um projeto pedagógico testado em circunstâncias reais, é oferecer espaço de reflexão e criação a fim de que os alunos consigam escrever, com competência e adequação, textos necessários às diversas situações concretas de comunicação, para bem desempenhar suas funções de cidadãos e de trabalhadores brasileiros. Mas em que medida uma Oficina Virtual de Redação pode contribuir para o aprimoramento da escrita de seus alunos? Fortalecer a relação do aluno com a Língua Portuguesa, sua capacidade de refletir, organizar e expressar opiniões? Interagir com ele de forma a envolvê-lo, motivá-lo e levá-lo ao aprendizado? Para realizar nosso intento, estudamos o conceito e as gerações de Ensino a Distância (Keegan e Rosa e Moreira), tecemos um painel atual sobre a exclusão digital, distribuição dos jovens pelo mundo e pelo país, acesso à informatização e ao mercado de trabalho (Pochmann), tratamos das novas demandas educacionais (Belloni, Trindade e Renner), investigamos abordagens por meio do computador (Valente), dinâmicas capazes de promover o aprendizado colaborativo (Palloff & Pratt), ambientes virtuais de aprendizagem (Okada e Rocha), além de dois fatores indispensáveis à construção do conhecimento a distância, autonomia e interação (Belloni, Marquesi, Chrysos, Teixeira & Menezes e Leffa). Por fim, fizemos algumas reflexões sobre produção textual, estratégias e avaliação (Pécora, Osakabe, Siqueira, Fávero e Koch). Assim exposto, esperamos com nossa pesquisa contribuir para o aprimoramento da escrita dos alunos concluintes do ensino médio e pré-vestibulandos, e para os estudos de Língua Portuguesa e Ensino a Distância (EaD)


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-06-14

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