Ambiente LOGO e interdisciplinaridade : a concepção dos professores
Ano: 1995
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Psicologia Educacional
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Garcia, Maria de Fatima
Orientador: Afira Vianna Riper
Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento,Teoria do conhecimento,Educacao,Informatica,LOGO (Linguagem de programacao de computador),Construtivismo (Educacao)
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a questão da interdisciplinaridade tendo como suporte o ambiente computacional Logo. Para tanto buscou-se compreender num primeiro momento a evolução histórica do pensamento ocidental sob a ótica da unidade e totalidade do conhecimento, em contraposição à fragmentação imposta pelo positivismo. Num segundo momento buscaram-se na literatura a conceitualização da interdisciplinaridade e as características específicas tanto do projeto interdisciplinar quanto do ambiente Logo. No terceiro momento são analisadas as concepções que os professores que trabalham com Logo em uma escola pública, apresentam em relação aos dois temas tentando-se enfocar o inter-relacionamento e a confluência das especificidades apontadas em relação à interdisciplinaridade e ao ambiente Logo. No quarto e último momento discute-se os resultados encontrados, o que já está sendo feito, e o que ainda é necessário realizar para se desenvolver um projeto voltado à interdisciplinaridade de forma intencional, tendo o ambiente Logo como suporte
Abstract: Abstract: The objective of this study is to discuss interdisciplinarity in a Logo-based learning environrnent. First we studied the historical evolution ofthe Westem thought contrasting a unified view of knowledge with the fragmentation imposed by the positivism. Next we searched literature for the concept of interdisciplinarity and the specific characteristics of the interdisciplinary projects and of the Logo-based learning environment. Thirdly we analyzed the interpretations of primary school teachers, working with Logo on public schools, have about both subjects (interdisciplinarity and Logo). We looked for interrelationship, and confluence in the characteristics of the both subjects. Finally from the results found we discussed what is being done and what can be done to design in an intentional way a project geared to interdisciplinarity with the support of a Logo-based leaming environment,\$aPsicologia Educacional
Referência: GARCIA, Maria de Fatima. Ambiente LOGO e interdisciplinaridade: a concepção dos professores. 1995. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçã0, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: