Desenvolvimento de softwares para o ensino de bioquimica



Trabalho

Ano: 1999

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Bioquimica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Biologia

Programa: Doutorado em Ciências

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Galembeck, Eduardo

Orientador: Bayardo Baptista Torres


Assunto: Bioquimica,Ensino,Software


Resumo: Resumo: A busca de novas metodologias de ensino tem se tornado uma preocupação crescente nos meios acadêmicos e em muitos outros setores da sociedade. O estudo das diferentes formas de abordar um problema bioquímico e apresentá-Ios na forma de um programa de computador constituiu o ponto principal deste projeto, resultando na criação de material didático que utiliza e exemplifica o uso de diferentes ferramentas da informática. Os programas são destinados ao uso nos cursos básicos de Bioquímica, utilizando-se das vantagens intrínsecas de melhor visualização e de possibilidade de interação do aluno com o objeto em estudo, através da utilização de recursos multimídia. Os temas são abordados em módulos, que podem ser utilizados individualmente pelos alunos, ou pelos professores como recurso auxiliar em suas disciplinas. Cada módulo apresenta características diferentes quanto à forma de abordagem do conteúdo e de uso e organização das interfaces gráficas. A descrição dos módulos desenvolvidos, suas avaliações e outros comentários constituem os capítulos desta tese e são os seguintes: Consumo de Oxigênio por Mitocôndrias (simulação de experimentos), Cadeia de Transporte de Elétrons e Fosforilação Oxidativa (animação interativa), Contração Muscular (tutorial acoplado a um organizador avançado de Ausubel), Cinética Enzimática (tutorial e simulador para resolução de dificuldades diagnosticadas), Glicólise (análise de vias metabólicas)


Abstract: Abstract: The search after new teaching methods is an increasing concern within the academic environment and other social groups. Different ways of accosting a biochemists problem and turning it into a software are presented in this thesis, resulting on the creation of new, contemporary teaching materiais. The topics of these computer programs are developed for the basic biochemistry courses. Thanks to their multimedia resources, they allow a better visualization and interaction of the student with the object which is being studied. The themes are treated in modules, which can be used individually by the students or by the teachers, as teaching aid, in their classes. Each module has its owns graphic and instructional characteristics, so that a number of different programming tools were learned and used, in the making of this thesis. The following softwares have been created: . Oxygen Consumption by Mitochondria (Simulation of experiments) . . Electron Transport Chain and Oxidative Phosphorilation (Interactive animation ). . Muscular Contraction (Tutorial with Ausubel advanced organizer). . Enzymatic Kinetics (Resolution of diagnostic difficulties). . Glycolysis (Analysis of the metabolic pathways),\$aBioquimica


Referência: GALEMBECK, Eduardo. Desenvolvimento de softwares para o ensino de bioquimica. 1999. 135 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em:

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