Ensino de comparação : elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta com uso de software educativo



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Fonseca, Cintia Cássia

Orientador: Moroz, Melania


Assunto: Ensinar a pensar,Ensinar a comparar,Programacao de ensino,Software educativo,Teaching to think,Teaching to compare,Educational programming,Educational software


Resumo: A crise do sistema educacional das escolas públicas no Brasil, demonstrada pelos índices das avaliações nacionais, está na contramão do que se espera de uma formação crítica dos jovens. O ponto central na construção de uma educação de qualidade é possibilitar a formação de cidadãos que promovam a resolução eficaz de problemas. Para tanto, é preciso ensinar o aluno a pensar. Nesta perspectiva, a comparação se mostra fundamental para que qualquer indivíduo possa estabelecer relações entre ideias ou considerar partes relevantes de um dado contexto. Portanto, a comparação deveria ser ensinada por meio de procedimentos didáticos planejados. No ensino de História, o exercício da comparação corresponde a um repertório essencial para a compreensão dos processos históricos e para a identificação das permanências e rupturas entre o presente e o passado. Este estudo teve como objetivo a elaboração, a aplicação e a avaliação de uma proposta de ensino de comparação. Participaram 18 alunos entre 11 e 12 anos de idade do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Paulo. A pesquisa foi aplicada em contexto coletivo, com uso dos computadores da escola. Os participantes realizaram, individualmente, o pré-teste, a programação de ensino de comparação e o pós-teste. Os dados do pré-teste e do pós-teste foram coletados através de uma atividade escrita em que os alunos deveriam comparar dois fatos históricos. Para a análise, estabeleceram-se categorias correspondentes às semelhanças e às diferenças a serem identificadas. Os resultados mostraram que, dos 18 participantes, 12 fizeram mais comparações depois de passarem pelo treino. Houve um aumento de comparações tanto de semelhanças quanto de diferenças. Considerou-se assim que a programação de ensino obteve resultados positivos já que favoreceu o desenvolvimento da habilidade da comparação para a maioria dos participantes. No entanto, como para um certo número de alunos, o programa não surtiu o efeito esperado, indicou-se a necessidade tanto de aperfeiçoamento de aspectos da programação quanto das condições de aplicação. A discussão de tais aspectos fornece direções para novos estudos referentes ao ensino da comparação,


Abstract: The crisis of the educational system of public schools in Brazil, demonstrated by the results of national assessments, is contrary to what is expected from the development of critical reasoning on young people. The focus on building a quality education is to enable the formation of citizens that promote effective problem solving. Therefore, it is necessary to teach students to think. In this perspective, the comparison is fundamental for any individual to establish relationships between ideas or consider relevant parts of a given context. Therefore, the comparison should be taught through planned teaching procedures. In the teaching of history, the exercise of comparison corresponds to an essential repertoire for the understanding of historical processes and the identification of continuities and ruptures between the present and the past. This study aimed at the development, implementation and evaluation of a proposal of comparison teaching. Participants were 18 students between 11 and 12 years of the 6th grade of elementary public school of São Paulo. The survey was conducted in a collective context, using school s computers. Participants performed individually the pre-test, comparison teaching program and the post-test. The pre-test data and the post-test were collected through a writing activity in which students should compare two historical facts. For the analysis, categories corresponding to the similarities and differences to be identified were set up. The results showed that, out of the 18 participants, 12 did more comparisons after going through the program. There was an increase in both comparisons of similarities and differences. The program achieved positive results since it favored the development of comparison skills for most of the participants. However, considering that the program did not have the expected effect on a number of students, it indicated the need for improvement in both aspects of programming and implementation conditions. The discussion of such aspects provides directions for further studies on comparison teaching


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-02-19

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