A construção da educação na revista Veja
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Fonseca, Ana Paula Azarias da
Orientador: Prado, José Luiz Aidar
Assunto: Meios de Comunicacao,Midia impressa semanal,Veja (Revista),Educacao na comunicacao de massa -- Brasil,Analise do discurso -- Aspectos sociais,Jornalismo -- Aspectos sociais -- Brasil,Communication means,Weekly printed media,Discourse,Veja Weekly Magazine
Resumo: Esta pesquisa examina as reportagens de capa da revista Veja que tematizam a educação . O corpus compreende as matérias de capa do período 1968-2006 sobre esse tema. Categorizamos as reportagens em três grandes eixos temáticos: escola, família, cérebro/inteligência. Tal divisão é de ordem metodológica, havendo, pois, imbricação de eixos. Nosso exame concentrou-se nas construções discursivas e estratégias de produção de sentido adotadas pelo enunciador ao propor contratos comunicativos ao enunciatário, que segundo concluímos deve-saber para poder dizer-o-que-fazer . Examinamos eixos temáticos afins em seus diferentes períodos, contextualizando, desta forma, as reportagens em seus respectivos cenários histórico-político-sociais. Investigamos instrumentos e mecanismos empregados pelo enunciador para persuadir o leitor-enunciatário do dever-fazer que a revista apresenta sob a forma de cartilhas modalizadoras, para tanto nos apoiamos em teorias do discurso de Fiorin e Barros, Prado, Braga & Calazans, Mira, Scalzo, Germano entre tantos outros. O exame básico do corpus foi feito com base na semiótica discursiva. Esta pesquisa, ao propor o debate sobre educação na mídia, tenta contribuir para elucidar as questões oriundas da imbricação dos campos da educação e da comunicação. Acreditamos que as mídias têm papel fundamental no remembramento da educação, de que fala Morin, e este só será possível através das mediações e da circulação do capital simbólico,
Abstract: This study analyzes the cover stories of Veja, a Brazilian weekly magazine, that focus on education . The corpus includes cover articles on education published between 1968-2006. The articles were divided into three thematic axes: school, family and brain/intelligence. This, however, was a methodological division as the axes are intertwined. Our analysis focused on the discursive constructions and strategies for production of meaning adopted by the enunciator when proposing communicative contracts to the reader. The conclusion of the analysis is that one must know to be able to tell one what to do . We analyzed similar thematic axes in different periods which allowed the contextualization of the articles relative to their respective social, political and historical scenarios. The study also analyzed the instruments and mechanisms employed by the enunciator to persuade the reader on what to do[CN1] , which is presented by the magazine in the form of modalizing primers//booklets//statements[CN2] . The study was based on the theories of discourse of Fiorin & Barros, Prado, Braga & Calazans, Mira, Scalzo and Germano among others. The basic analysis of the corpus was carried out based on discursive semiotics. The debate proposed by this study about education in the media aims to contribute to clarify issues arising from the intertwining of the fields of education and communication, as stated by Morin, which is only possible through the mediation and circulation of symbolic capital
Referência: Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-12-09
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