Práticas avaliativas mediatizadas por tecnologias digitais : educação para o trabalho em contexto de promoção da cidadania



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Ferreira, Lilian Faria

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Educacao,Tecnologias na educacao,Avaliacao educacional,Education,Curriculum,Technologies in education,Educational assessment


Resumo: Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas mediatizadas por tecnologias digitais de informação e comunicação em um curso de capacitação para o trabalho em contexto de promoção da cidadania. Investiga, por meio de pesquisa qualitativa, a avaliação, por parte dos alunos, das práticas avaliativas vivenciadas no decorrer de um curso em ambiente virtual de aprendizagem on-line. Os objetivos deste estudo foram: identificar características particulares da concepção de avaliação educacional atribuídas pelos alunos às práticas avaliativas vivenciadas na 5ª turma do curso A Conquista da Cidadania LGBT, investigar aspectos peculiares atribuídos pelos alunos ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas avaliativas desse curso, mapear um conjunto de informações que subsidie uma análise crítica considerando a coerência entre as práticas avaliativas vivenciadas pelos alunos e os objetivos de capacitação desse curso. A metodologia deste estudo envolveu análise documental, aplicação de questionários a alunos e realização de entrevistas com os coordenadores responsáveis pelo curso. Conclui-se que a maioria dos respondentes considerou ter passado por experiências relacionadas à avaliação educacional como emancipação no decorrer do curso. Além disso, pode-se dizer que houve coerência entre as práticas avaliativas vivenciadas e os objetivos de capacitação do curso,


Abstract: This dissertation deals with assessment practices mediated by information and communication digital technologies in a training course aimed at work in a citizenship promoting context. It investigates, through qualitative research, the evaluation, on the part of students, of assessment practices experienced during a course in an online virtual learning environment. This study aimed to: identify particular features of the educational assessment conception assigned by students to the assessment practices experienced in the 5th class of the course Conquest of LGBT Citizenship, investigate peculiar aspects assigned by students to the use of information and communication digital technologies in the assessment practices of this course, map an information set which provides for a critical analysis taking into account consistency between the assessment practices experienced by students and the training goals of this course. This study s methodology involved documentary analysis, application of questionnaires to students, and the conduct of interviews with the coordinators responsible for the course. One concludes that most of respondents thought they have gone through experiences related to educational assessment as emancipation during the course. Besides, one may say that there was consistency between the assessment practices experienced and the training goals of the course


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-05-06

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