Sistemas digitais como mediadores dos processos cognitivos e de aprendizagem : impacto nas relações sociais



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Ferreira, Laércio Anselmo

Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw


Assunto: Sistemas digitais,Cognicao,Aprendizagem,Linguagem,Relacoes de poder,Abstracao,Digital systems,Cognition,Learning,Language,Relationships of power,Abstraction


Resumo: A dissertação trata dos mecanismos pelos quais os sistemas digitais, como instrumentos de mediação, interferem nos processos cognitivos e de aprendizagem, com conseqüente impacto nas relações sociais. Como propõem pensadores das tecnologias da inteligência e dos sistemas de informação, tais como Pierre Lévy, John Searle, João Teixeira, Vilém Flusser, Richard Sennett. Michel Foucault e Gilles Deleuze, por exemplo, tais sistemas estão alterando o modo de pensar, aprender e agir das pessoas, fazendo notar também mudanças nas relações de poder que surgem no discurso de uma nova sociedade de controle que se efetiva por meio dos sistemas digitais. Pode-se falar, assim, num novo campo de forças, com características pertinentes à sua contemporaneidade, sutilmente incorporada ao discurso tecno-científico. No entendimento dos processos cognitivos e de aprendizagem, encontramos na teoria sócio-histórica, proposta por Lev Vygotsky, e nas pesquisas de Jean Piaget, as premissas que lançam luz ao desenvolvimento humano, culminando com aquisição da linguagem. É graças a esta aquisição que o indivíduo atinge seu ápice com a capacidade de generalizar e de abstrair. A análise e a interpretação dos dados, tendo como referencial os experimentos de Alexandre Luria, apontam para possíveis elementos que conectam os sistemas digitais, como geradores de signos, aos processos cognitivos e de aprendizagem, já que o uso destes sistemas implica numa crescente capacidade de abstração e uso de silogismos tão prementes num mundo codificado,


Abstract: This dissertation treats of the mechanisms for the which the digital systems, as mediation instruments, interfere in the cognitive processes and of learning, with consequent impact in the social relations. As thinkers propose technology intelligence and information systems, such as Pierre Levy, John Searle, John Teixeira, Flusser, Richard Sennett. Michel Foucault and Gilles Deleuze, for example, such systems are changing the way of thinking, learning and acting people, also noting changes in power relations that arise in the discourse of a new society of control that is enabled by means of digital systems . One can speak thus a new force field, with features relevant to its contemporary, subtly incorporated into the techno-scientific discourse. In the understanding of cognitive processes and learning, we found in socio-historical theory, proposed by Lev Vygotsky, and the research of Jean Piaget, the assumptions that cast light on human development, culminating in language acquisition. Thanks to this acquisition that the individual reaches its apex with the ability to generalize and abstract. The analysis and interpretation of data, referencing the experiments of Alexander Luria, point to possible elements that connect the digital systems, as generators of signs, cognitive processes and learning, since the use of these systems implies an increased capacity for abstraction and use of syllogisms in a world so pressing encoded


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-21

Tags: