O uso do computador na aprendizagem escolar de alunos com dificiencia mental
Ano: 1998
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Mestrado em Neurociencias
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Ferraz, Gloria Maria Bueno
Orientador: Jose Armando Valente
Assunto: LOGO (Linguagem de programacao de computador),Ensino,Aprendizagem,Educacao especial
Resumo: Resumo: A proposta deste trabalho foi criar, em uma escola de educação especial em uma Instituição, um ambiente baseado na metodologia Logo, para alunos com deficiência mental, semelhante ao ambiente já utilizado com crianças com paralisia cerebral. o grupo de cinco alunos já freqüentava a escola da Sociedade Pestalozzi de Campinas, que selecionou uma classe para que o projeto fosse desenvolvido. Esse grupo possuía duas alunas com lesão cerebral e outros quatro eram caracterizados como deficientes mentais. Havia um sentimento sobre a potencialidade desse grupo, por parte da diretora da escola, que havia designado uma professora para desenvolver um trabalho de alfabetização, dentro de uma linha que era compatível com o uso do computador. Outro aspecto relevante neste estudo diz respeito às avaliações empregadas para tentar caracterizar a população e os entraves encontrados na codificação desses dados. A leitura e interpretação dessas informações serviam mais para reafirmar a deficiência do que para estabelecer o grau de conhecimento dos alunos. A metodologia Logo foi implantada e todo o grupo atingiu graus de desenvolvimento de acordo com sua capaciaade individual. Houve também um crescimento no conjunto da classe, proporcionando uma integração entre os alunos e a professora, que demonstravam um amadurecimento diferente do comumente encontrado em classes de Instituições. O uso do Logo tornou visíveis as dificuldades dos alunos em usar o próprio corpo como referência espacial. Foi feito um trabalho de conscientização corporal para que pudessem utilizar os conceitos espaciais e interagir com o computador. Os resultados do trabalho foram positivos e, ao final de dois anos, além do benefício a esse grupo de alunos, pôde-se levantar várias hipóteses sobre o tratamento e educação dos alunos deficientes mentais. As conclusões do estudo permitem que se entreveja a possibilidade de uma modificação radical em grupos semelhantes nas Instituições, como também autorizam proposta de novas condutas para classes em que os alunos estejam em idades inferiores às do grupo estudado. Portanto, a linha metodológica que contava com um computador como elemento catalisador dentro da sala de aula, provou ser profícua, trazendo dados ricos para a cáracterização e desenvolvimento dos alunos
Abstract: Abstract: The basic idea of this research was to create a Logo environment similar to the one already in use by children with cerebral palsy, now with children with mental retardation from a private Institution. A group of six students was selected for the project. This group had two cerebral palsy children and other four were characterized as mental retarded ones. The principal of this Institution had a feeling about the potential of such a group and assigned a teacher to develop reading and writing skills to these students using the computer. The Logo methodology approach was used, and the group achieved different goals according to each individual capacity. There were also a significant growth as a team leading to a greater integration among the students and teacher, showing a much more mature relationship than any other class in the Institution. Another relevant aspect of this rese~rch is the different evaluation used to characterize the group and the barriers found in codifying these data. The reading and interpretation of these data was much more to reconfirm the deficiency rather than establish the amount of knowledge of the students. It showed how hard it was for the students to use their body as spatial reference. A parallel body-consciousness work was done with the students in order to help them internalize the spatial concepts and achieve results on the computer screen. Therefore, the methodological approach had the computer as a key catalyzer element in the classroom and it proved to be profitable and the remaining information about the students seem unnecessary. The results were positive at the end of two years, not only for the group, but also to raise various thesis about the evaluation of mental retarded children. The conclusions of this research leád not only to a radical different approach in groups with same characteristics, but also the ability to develop new ways to conduct classes with smaller children
Referência: FERRAZ, Gloria Maria Bueno. O uso do computador na aprendizagem escolar de alunos com dificiencia mental. 1998. [114]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em:
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