Ensino de leitura e escrita para pré-escolares com uso de software educativo



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Ferrão, Maria Fabiana Camargo

Orientador: Moroz, Melania


Assunto: Ensino de leitura,Ensino de escrita,Alfabetizacao,Educacao infantil,Discriminacoes condicionais,Analise do comportamento,Reading teaching,Writing teaching,Alphabetization,Children s education,Conditional discrimination,Behavioral analysis


Resumo: Tendo em vista que o processo de alfabetização no Brasil ainda é marcado por históricos de fracasso, é fundamental realizar pesquisas sobre procedimentos de ensino. Embasada na análise do comportamento, a presente pesquisa avaliou um procedimento de ensino de leitura e escrita por meio de discriminações condicionais. Participaram seis crianças, com idade variando entre cinco e seis anos de idade, que frequentavam a educação infantil em uma escola de ensino básico (EMEB) da cidade de Jundiaí. O delineamento foi composto de avaliação do repertório inicial (pré-teste), procedimento de ensino e teste de emergência de leitura, avaliação da generalização de leitura e escrita e avaliação do repertório final (pós-teste). Na avaliação do repertório inicial, avaliou-se a nomeação de letras do alfabeto, a leitura de algumas das palavras de ensino e de generalização e de uma oração, e a escrita do nome próprio e de letras e palavras previamente conhecidas pelos participantes. Os procedimentos de escolha de acordo com o modelo (MTS) e de acordo com modelo com resposta construída (CRMTS) foram utilizados para ensinar relações entre palavra ditada e figura (AB), figura e palavra escrita (BC) e palavra ditada e letras (AEp) e sílaba ditada e letras (AEs). Foram ensinadas 21 palavras formadas por sílabas com correspondência sonorográfica. Após o período de ensino, os participantes passaram por testes de emergência de novas relações, sendo elas palavra escrita- figura (CB), palavra ditada-palavra escrita (AC) e figura letras (BE). Também, foi realizado teste de generalização de leitura de palavras e de orações (CDp e CDo) e de escrita de palavras ditadas (AF) e foi avaliado o repertório final (pós-teste). Dentre os resultados destacam-se: - todos os participantes apresentaram mudanças positivas nos repertórios de leitura e de escrita, - todos os participantes apresentaram leitura de palavras, - parte deles apresentou leitura de orações e escrita de palavras, - o desempenho foi melhor na leitura de palavras do que de orações, o desempenho foi melhor na leitura do que na escrita. Os resultados mostras que crianças em nível pré escolar são capazes de adquirir repertórios básicos de leitura e escrita, podendo ser alvo de ensino sistemático na educação infantil,


Abstract: Bearing in mind the alphabetization process in Brazil is still marked by historical failures, it is fundamental to do research about teaching procedures. Based on behavioral analysis, the present research evaluated reading and writing teaching procedure through conditional discriminations. Six children took part of it, with age from five to six years old, who attended children s education in primary education school (EMEB) in Jundiaí city. The study design was composed of the initial repertoire evaluation (pre-test), teaching procedure and reading emergence test, writing and reading evaluation of generalization and final repertoire evaluation (post-test). In the initial repertoire evaluation, it was analyzed the alphabet letter nomination, reading of some teaching and generalization words and sentence, own name writing, letters and words previously known by the participants. The choosing procedures were in matching-to-sample(MTS) and Constructed Response Matching To Sample (CRMTS) were utilized to teach the relationship between dictated word and illustration (AB), illustration and written word (BC), dictated word and letters (AEp), dictated syllable and letters (AEs). Twenty one words were taught by syllables with audible-illustrative correspondence. After the teaching period, the participants were subjected to new relations emergency tests, being word written-illustration (CB), written word dictated-word (AC) and illustration-letters (BE). It was also realized a generalization reading test of words and sentences (CDp and CDo) and writing of dictated words (AF) and evaluated the final repertoire (post-test). Among the results, it stands out: all participants presented positive changes in the reading and writing repertoire, all participants presented reading of words, part of them presented sentence reading and writing of words, the performance was better in word reading than sentence reading, the performance was better in reading than in writing. The results show that preschool children are capable of acquiring basic reading and writing repertoire, so they can be targeted by systematic teaching in children s education


Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-02-17

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