Uso de recursos da internet para o ensino de matemática : WebQuest - uma experiência com professores do ensino médio



Trabalho

Ano: 2008

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Fernandes, Clarice Silva

Orientador: Ag Almouloud, Saddo


Assunto: WebQuest,Solidos arquimedianos,Geometria espacial,Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC),Internet na educacao,Matematica (Ensino medio) -- Ensino com auxilio do computador,Tecnologia educacional,Archimedean Solid,Geometry space,Information and Comunication Technologies (ICT)


Resumo: Nesta dissertação, abordam-se questões referentes ao papel que o professor desempenha ao incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas, assim como as possibilidades e as dificuldades oriundas destas tecnologias. Neste sentido, o objetivo foi investigar quais as contribuições que podem acontecer na prática pedagógica dos professores que constroem e aplicam WebQuests, ou mesmo que analisam e selecionam WebQuests já disponíveis na internet para aplicá-la com os alunos. Constituiu-se também como objetivo analisar a construção e a aplicação da WebQuest: Bola de futebol e a Matemática a alunos da segunda série do Ensino Médio, em uma escola da Grande São Paulo. A investigação aqui apresentada foi desenvolvida tendo por base a comparação da teoria construcionista com a instrucionista, embora se tenha enfatizado a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso, buscou-se inspiração na aprendizagem cooperativa e no papel do professor no ambiente cooperativo e nos objetivos educacionais, na Taxonomia de Bloom, e no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação, destacando-se a importância da mediação pedagógica e do papel que o professor desempenha ao utilizar tais recursos tecnológicos. Com base no estudo realizado, acredita-se que, ao utilizar essas tecnologias em sala de aula, o professor assume o papel de mediador, orientador e facilitador da aprendizagem do aluno. Pode-se concluir que a atividade WebQuest favoreceu a construção do conhecimento dos alunos sobre os sólidos arquimedianos e possibilitou que acontecesse a mediação pedagógica,


Abstract: In this dissertation, we re boarding referencial questions about the teacher s performance to incorporate the Information and Comunication Technologies (ICT) in his lessons, as well as the possibilities and dificulties that come of this tecnologies. In this sense, our objective was to investigate what are the contributions that can happen in practice teaching of teachers who build and implement WebQuests, or even to analyze and select WebQuest already available on the Internet to apply it with the students. We had also intended to available the contruction and the implementation of the WebQuest: Football and the Mathematic whose which has been applied to students in second grade of high school, in a school located in the metropolitan region of the São Paulo. The present investigation here was developed based on the comparison of constructionist theory with the instructional, even though we have emphasized the constructionist theory of learning. Also, we inspired in the cooperative learning and in the teacher s performance in the cooperative atmosphere, in the learning objectives, in the Bloom s Taxonomy and in the use of the the Information and Comunication Technologies (ICT), in the education. Accentuating the importance of the mediation pedagogical and of the teacher s performance to use these technological resources. Based in the done study, we believe that, by using these technologies in the classroom, the teacher takes the role of mediator, asviser and facilitator of the student s learning. We can conclude that the WebQuest activity favored the construction of the student s knowledge about the Archimedean Solid and allowed the event of the mediation pedagogical


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-12-18

Tags: