Análise de ambientes computacionais para realização de educação a distância



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Falsarella, Sueli Aparecida

Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw


Assunto: MOODLE,Educacao a distancia,Ambiente virtual de aprendizagem,Trabalho em equipe,Distance education,Virtual learning environment,Teamwork


Resumo: Nas últimas décadas, o desenvolvimento acelerado da tecnologia provocou um descompasso entre o ensino-aprendizagem e a metodologia de acesso a esses novos recursos. À medida que cresce o número de usuários que usam a Internet por meio de computador ou celular, cresce a procura por novos conhecimentos através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Estes softwares podem colaborar no processo de ensino-aprendizagem, mas ainda existem barreiras para quem estuda ou quer ensinar por meio da tecnologia. Esta pesquisa faz um estudo sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE, o qual ofereceu vantagens e desvantagens. Segundo dados pesquisados, os resultados obtidos com o uso do ambiente revelaram a falta de treinamento dos professores e a consequente não interação desses com os seus alunos. Essa defasagem dificulta o uso otimizado do ambiente, que poderia contribuir muito para a construção de conhecimento. Tal dificuldade se deu desde o início da implantação do ambiente na PUC/SP, no campus Sorocaba. A pesquisa mostra que, no entanto, sua implementação ainda pode ser ajustada e melhorada se houver incentivos para quem depositou o ambiente e treinamentos específicos para os docentes que incitarão os alunos a usá-lo. A certificação do uso do ambiente para fins de currículo, leitura e questionário anterior às aulas para um melhor aproveitamento e questionamento dos processos de aprendizagem estimularão os alunos a fazerem uso desse novo ambiente virtual de aprendizagem,


Abstract: In recent decades, crescent development of technology has caused an imbalance between the teaching-learning methodology and access to these new resources. As a growing number of users who use the Internet via computer or mobile phone, there is a growing demand for new knowledge through virtual learning environments (VLE). This software can collaborate in the teaching-learning process, but barriers still exist for those who want to study or teach through technology. This research makes a study on the use of virtual learning environment Moodle, which offered advantages and disadvantages. According to research data, the results obtained with the use of the environment revealed the lack of trained teachers, and hence no interaction of these with their students. This delay hinders the optimal use of the environment which could contribute greatly to the construction of knowledge. This difficulty occurred since the early deployment of the environment in PUC / SP, Campus Sorocaba. Research shows, however, its implementation can be further adjusted and improved if there are incentives for those who deposited the environment and specific training for teachers that will encourage students to use it. Certification of use of the environment for curriculum, reading and questionnaire prior to classes to make better use of questioning and learning processes encourage students to make use of this new virtual learning environment


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-14

Tags: