A implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Politicas, Administração e Sistemas Educacionais

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: DAvila, Carolina Machado

Orientador: Debora Cristina Jeffrey


Assunto: Programa Nacional de Integracao da Educacao Profissinal com a Educacao Basica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA),Educacao profissional,Educacao de jovens e adultos,Politicas publicas,National Program for Integration profissinal Education with Basic Education in Youth and Adult mode (PROEJA),Technical education,Adult and Young Education,Public policy


Resumo: Resumo: A pesquisa apresenta uma análise da implementação do Programa Nacional da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, criado através do Decreto n. 5.840/2006, no Estado de São Paulo. O programa, que prevê a formação profissional de jovens e adultos simultânea à formação escolar, foi implementado nas três unidades do Centro de Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Estado, já no ano seguinte. Em 2008, o Cefet é transformado em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) e, após três anos de sua criação, passa a contar com 27 câmpus, em todas as regiões do Estado, os quais, no entanto, sem oferta de vagas para os cursos Proeja. Antes de analisarmos a implementação da política, buscamos compreender os caminhos percorridos pela Educação Profissional e pela Educação de Jovens e Adultos, destacando o foco da formação, do discurso da educação permanente para a educação ao longo da vida e como essas duas modalidades de ensino se aproximam - ou não - ao longo da História. Também procuramos entender as questões políticas e sociais que levaram à inclusão do Proeja na agenda de governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as mudanças no foco desta modalidade de ensino e o lugar que a EJA passa a ocupar na sociedade. Analisamos também o processo de transformação do Cefet em Instituto Federal, sua rápida expansão para o interior do Estado, a importância dessa transformação para a instituição e para a sociedade como um todo. Finalizando, apresentamos o relato dos gestores da instituição sobre a chegada do Proeja e como foi seu processo de implementação, considerando a fase de expansão da instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, realizado através de levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com os principais servidores envolvidos neste processo


Abstract: 'Abstract: The research presents an analysis of the Program of Professional Education integrated with the Young and Adult Education - PROEJAs implementation, created by Decree n. 5840/2006, in the State of São Paulo. The program, which provides vocational training for young and adults simultaneously to school education, was implemented in three units of the Federal Center of Technological Education (CEFET) in the state, the following year. In 2008, the Cefet is transformed into Federal Institute of Education, Science and Technology (IFSP) which, after three years of its creation, had 27 campuses in all regions of the state, without offering Proeja courses, however. Before reviewing the policys implementation, we seek to understand the paths taken by the Vocational Education and the Young and Adults Education, highlighting the focus of the training, the discourse of continuing education until lifelong learning and how these two modes of teaching approaches - or not - throughout history. We also seek to understand the political and social issues that led to the inclusion of Proeja on the governments agenda of President Luiz Inacio Lula da Silva, changes in the focus of this type of education and the place the EJA comes to occupy in society. We also analyzed the transformation of Cefet into Federal Institute, its rapid expansion through the state, the importance of this "transformation" for the institution and for society as a whole. Finally, we present a report with the institutions managers on the arrival of Proeja and how was its implementation process, considering the institutions expansion phase. The methodology used was the case study, conducted through literature, documentary and interviews with key servers involved in this process,\$aPoliticas, Administração e Sistemas Educacionais,\$aMestra em Educação'


Referência: DAVILA, Carolina Machado. A implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2015. 168 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: