O computador na escola e o professor : a questão do objeto-com-o-qual-se-pensa num contexto logo



Trabalho

Ano: 1995

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Psicologia Educacional

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Cunha, Ana Cirene Marques da

Orientador: Afira Vianna Ripper


Assunto: Educacao - Processamento de dados,Computadores


Resumo: Resumo: Trata-se de um estudo que se insere no tema da aplicação de Tecnologia Informática na Educação. Numa pesquisa de campo junto a professores que usam o Ambiente LOGO numa pré-escola, com maior ou menor grau de experiência, procura-se investigar suas concepções sobre este instrumento. O objetivo final centrou-se em captar questões que dizem respeito ao uso do LOGO enquanto uma ferramenta intelectual (ou um objeto com o qual se pensa), assim como em mostrar a necessidade de uma reformulação teórica para o papel do professor nesta modalidade de uso do computador no contexto escolar


Abstract: Abstract: The theme of this study is the use of Information Technology in Education. In a field study with teachers with varied levels of experience in working with Logo-based learning environment in a pre-school, we sought to investigate their conceptions about this instrument The final objective sought to capture questions in respect to the use of LOGO as an intellectual tool (or a object to think with all), as well as demonstrate the necessity of a theoretic reformulation of the professors role in this type of computer use in a school context,\$aPsicologia Educacional


Referência: CUNHA, Ana Cirene Marques da. O computador na escola e o professor: a questão do objeto-com-o-qual-se-pensa num contexto logo. 1995. 122f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: