Narrativas digitais e construção de conhecimento



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Cruz, Wermes Dias Damascena

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: Narrativa digital,Tecnologia educacional,Conhecimento,Web curriculo,Digital narrative,Educational technology,Knowledge,Web curriculum


Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar os conhecimentos desenvolvidos e/ou mobilizados nas narrativas digitais elaboradas pelos alunos participantes no projeto Luz na Minha Vida. Apresenta como justificativa a discussão sobre as possibilidades de integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na produção de narrativas, o que supõe pensar como as ferramentas estão sendo utilizadas na escola. Para sustentar as discussões, buscou-se apoio nos seguintes teóricos: Valente (2005, 2008, 1999), Almeida e Valente (2007, 2011, 2012), Almeida (2005, 2014, 2015, 2016), que discutem os conceitos de integração das TDIC no currículo e a construção de narrativas digitais, Coll, Pozo, Sarabia e Valls (1998), cujos estudos enfatizam a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes, Papert (1985), que discute o papel do computador na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento, entre outros. O contexto da investigação é a Rede de Pesquisa e Colaboração Universidade-Escola, uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), organizada pelo grupo de pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Ambiente Virtual, com a participação de professores de universidades, professores e alunos de escolas públicas pertencentes à rede estadual ou municipal de ensino de diferentes estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Tocantins. Como suporte tecnológico das interações entre os membros da Rede, foi utilizada a Plataforma Edmodo, para realizar atividades em torno de projetos de investigação sobre a temática Luz. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo documental de abordagem qualitativa que utiliza como procedimento a análise de conteúdo que parte de uma ou mais palavras nos documentos narrativos expressados por escritos textuais, imagens e áudio disponíveis nos vídeos das narrativas elaboradas pelos alunos de uma das escolas participantes. Como suporte para análise, organização dos materiais, geração de mapas de palavras e transcrição dos vídeos, foi utilizado o software NVivo 11, versão Pro. A pesquisa apresenta como resultado os conhecimentos mobilizados na ação pelos alunos, em atividades de pesquisa e exploração que possibilitou aos aprendizes serem sujeitos da própria aprendizagem. As narrativas produzidas em dupla evidenciam conhecimentos construídos em colaboração, frutos da ação com a efetiva participação nas atividades do projeto e evidenciados nas narrativas analisadas,


Abstract: The present study it has objective to identify and to analyse the knowledge developed and/or mobilized in the digital narratives elaborated by the participant pupils of the project Light in the My Life. It presented as justification discussion of the possibilities for integration of Information and Communication Digital Technologies - TDIC in producing narratives which implies thinking how technologies are being used in school. To support the discussions seeks to support the following theorists: Valente (2005, 2008, 1999) Almeida and Valente (2007, 2011, 2012) and Almeida (2005, 2014, 2015, 2016), discussing the concepts of integration of TDIC the curriculum and the construction of digital storytelling, Coll, Pozo, Sarabia and Valls (1998), which focus of the studies is in the learning of concepts, procedures and attitudes, Papert (1985) what discusses the role of the computer in the construction of knowledge and the development of thought among others. The context of the research is the Research Network and Collaboration University School which was formed by an initiative of PUC-SP, organized by the Teacher Training Research Group Supported Virtual Environment, with the participation of university teachers and teachers and students from public schools belong to the state or municipal education of different states: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Bahia and Tocantins. The Edmodo Platform was used as technologicalsupport of the interactions between the membersof the net, that had accomplished activitiesaround investigation projects on thematic Light. Its research is characterized as a qualitative approach to documentary study using the procedure of content analysis that part of one or more words in narrative documents expressed by textual writings, images and audio available in the videos of the narratives produced by students of the participating schools. As support for analysis, organization of thematerials, generation of maps of words and transcription of the videos used NVivo 11, version Pro. The research presented as result of the knowledge mobilized in the action by students, in research and exploration activities that enabled the learners to be subjects of their own learning. The double-produced narratives evidence knowledge built in collaboration, fruit in action with the effective participation in the project activities and evidenced in the narratives analyzed


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-12-14

Tags: