O ensino da perspectiva usando o Cabri 3D : uma experiência com alunos do ensino médio



Trabalho

Ano: 2008

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Cozzolino, Adriana Maria

Orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira


Assunto: Geometria Espacial,Perspectiva cavaleira,CABRI 3D,Geometria Dinamica,Cabri-Geometre (Programa de computador),Geometria -- Estudo e ensino (Ensino medio),Perspectiva,Space geometry,Perspective cavalier,Dynamic geometry


Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto do ensino-aprendizagem da Geometria Espacial na Educação Básica, referindo-se, em particular, ao ensino da Perspectiva para alunos do Ensino Médio e as relações entre os objetos tridimensionais e suas representações no plano. Optamos por utilizar o ambiente de geometria dinâmica CABRI 3D, considerando as limitações no ambiente convencional papel e lápis. As dificuldades dos alunos com relação à representação plana de objetos espaciais são tratados por Parzysz (1988, 1989, 1991, 2001) e estes estudos serviram como referencial teórico para a nossa pesquisa. Procuramos verificar em que medida o ensino da perspectiva pode auxiliar o aluno a mudar ou articular diferentes pontos de vista sobre um objeto geométrico tridimensional e de que forma o CABRI 3D pode contribuir para que articulem a imagem real e suas representações. A metodologia utilizada foi o Design Experiments, fundamentada nos autores Steffe e Thompson (2000), Doerr e Wood (2000), Cobb et al (2003) e Collins et al (2004). Participaram do estudo alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de São Paulo. As produções dos alunos mostraram que as variações entre o ambiente papel e lápis (estático) e ambiente de geometria dinâmica CABRI 3D, contribuíram para que eles mobilizassem seus conhecimentos e articulassem entre a imagem e suas representações. Este trabalho foi utilizado como uma ferramenta para ampliar a capacidade de visualização e sensibilizar o olhar dos alunos para as representações em perspectiva, de objetos espaciais,


Abstract: This work is inserted in the context of teaching-learning Spatial Geometry in Basic Education, in particular, teaching Perspective by High School students and the relations between three-dimensional objects and their representations in the plain. We have used the dynamic geometry environment, CABRI 3D, considering the limitations existing of the paper and pencil environment. The difficulties of students in relation to three-dimensional representations into two-dimensional environment, were researched by Parzysz (1988, 1989, 1991, 2001), and our work was basis in his theoretical Geometry presuppositions. Our aim is verify how the education of the perspective can help students to change or to articulate different points of view of three-dimensional geometric object. Besides, to notice how CABRI 3D can contribute with them, so that they will articulate the real image and its representations. Design Experiments was adopted as the methodology of this work. It was developed by Steffe and Thompson (2000), Doerr and Wood (2000), Cobb et al (2003) and Collins et al (2004). High School students of a private school of the state of São Paulo participated in this work. Their productions showed that the changes between the paper and pencil (static) environment and the dynamic geometry environment CABRI 3D, contributed so that the students mobilize and articulate knowledge between the image and its representations. Finally, we pretend that this work was used as a tool to enlarge the visualization capacity and to sensitize the look of the students for the representations perspective of three-dimensional objects


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-12-19

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