Pensamento computacional educacional : ensaio sobre uma perspectiva libertadora
Ano: 2017
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Couto, Gabriel Militello
Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Assunto: Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Pensamento computacional educacional,Educational innovations,Educational technology,Educational computational thinking
Resumo: Esse trabalho situa-se na linha de pesquisa Novas tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Objetiva refletir sobre as aproximações entre os conceitos de pensamento computacional e de educação em uma perspectiva libertadora. Para tanto, realiza uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o tema por meio do levantamento da produção acadêmica de teses e dissertações produzidas no Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), buscando o conceito em títulos, resumos e palavras chave de 58.871 trabalhos realizados de 1965 a 2016. A partir deste levantamento e análise, é encetada a tessitura do conceito de Pensamento computacional educacional, numa perspectiva libertadora, a partir das reflexões sobre tecnologia debatidas nas obras de Vieira Pinto e Milton Santos, dos conceitos sobre Pensamento Computacional com as contribuições de autores como Papert e Valente, e educação libertadora, na perspectiva dada por Freire e Shor. Esta pesquisa conclui que o pensamento computacional é um conceito embrionário nas universidades pesquisadas, aparecendo em apenas um trabalho acadêmico e que não só é possível fazer a transposição do pensamento computacional para o ensino básico, como também é possível fazê-lo de forma libertadora,
Abstract: 'This paper situates it self in the line of research Program of Graduate Studies in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It aims to reflect on the approximations between the concept of computational thinking and education in a liberating perspective. In order to do so, it leads to qualitative exploratory research on the subject by the survey of academic production of theses and dissertations produced at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) and at State University of Campinas (UNICAMP), seeking the concept in titles, abstracts and keywords of 58,871 works carried out from 1965 to 2016. From this survey and analysis, the concept of "Computational Thinking for Education" is coined in a liberating perspective, based on the reflections on technology discussed in the works of Vieira Pinto and Milton Santos, of the concepts on Computational Thinking with the contributions of authors like Papert and Valente and liberating education, in the perspective given by Freire and Shor. This research concludes that computational thinking is an embryonic concept in the researched universities appearing in only one academic work and that it is not only possible to transpose computational thinking to basic education, but it is also possible to do so in a liberating way'
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017-08-07
Tags: