Funções Seno e Cosseno : Uma seqüência de ensino a partir dos contextos do Mundo Experimental e do Computador



Trabalho

Ano: 1997

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Costa, Nielce Meneguelo Lobo da

Orientador: Magina, Sandra Maria Pinto


Assunto: Trigonometria por computador,Matematica,Trigonometria,Educacao matematica,Matematica -- Estudo e ensino


Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de dois diferentes contextos - computador e mundo experimental - na aprendizagem da trigonometria. Escolhemos como assunto alvo as funções seno e cosseno e partimos da hipótese de que é possível introduzi-las de maneira significativa. Preparamos uma seqüência didática e trabalhamos com dois grupos de alunos, sendo que para um deles iniciamos o assunto por atividades no computador e demos continuidade por manipulações no mundo experimental e, para o outro grupo, a ordem de introdução foi invertida. Nossa questão de pesquisa foi identificar qual a ordem de introdução, por contextos, que se apresenta mais eficaz para a aprendizagem. Assim sendo aplicamos três testes escritos: um antes de iniciar a seqüência didática, um ao término das atividades de um dos contextos e um ao final do estudo. Analisamos os dados sob os seguintes pontos de vista: desempenho dos grupos e dos sujeitos nos testes, taxa de variação de acertos por grupo, análise dos testes por objetivo, desempenho dos grupos nos itens (subdivisões das questões), sua taxa de variação e análise dos erros e procedimentos. Concluímos que a ordem de introdução do assunto interferiu na aprendizagem,


Abstract: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997-10-16

Tags: