A padronização do trabalho docente : crítica do Programa Ler e Escrever
Ano: 2012
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Constancio, Alexandra Regina
Orientador: Sass, Odair
Assunto: Experiencia formativa,Treinamento,Ideologia da racionalidade tecnologica,Programa Ler e Escrever,Formative experience,Training,Technological rationality Ideology,Read and Write Program
Resumo: O objetivo neste trabalho é identificar em que medida os professores do Ciclo I do Ensino Fundamental da rede estadual paulista utilizam o material didático do Programa Ler e Escrever para o planejamento das aulas. No ano de 2007, foi implantado na rede estadual paulista o Programa Ler e Escrever, o qual apresenta um conjunto de ações articuladas que inclui, entre elas, a elaboração e distribuição de material didático e a formação e acompanhamento do trabalho docente, ações que são caracterizadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo como peças-chave para a melhoria da qualidade do ensino. Esta pesquisa procura evidenciar que essas ações, contraditoriamente, favorecem o controle e a manipulação do trabalho docente, dificultando ou impedindo a atuação reflexiva e crítica do professor a fim de preservar a reprodução de uma educação voltada principalmente para a adaptação da sociedade vigente. Por isso, parece se justificar, teórica e praticamente, o esforço de investigar a frequência com que os professores utilizam o material didático do programa para o planejamento das aulas, uma vez que os usos dos materiais didáticos pelo professor podem revelar, ainda que parcialmente, o grau de controle externo exercido sobre o seu trabalho. Além disso, permitem compreender, em parte, a prática docente. Este estudo centrou-se na análise das rotinas semanais elaboradas pelos professores do Ciclo I do Ensino Fundamental da rede estadual paulista. O referencial teórico que orienta a pesquisa está baseado em estudos desenvolvidos por alguns pensadores da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Pôde-se concluir, com base nos dados obtidos, que os professores recorrem a diferentes materiais didáticos para o planejamento das aulas, como por exemplo: atividades xerocopiadas, livros didáticos oferecidos pelo governo federal, Material Dourado, entre outros, incluindo o material do Programa Ler e Escrever. No entanto, o uso do material didático do Programa Ler e Escrever para o planejamento das aulas não é quantitativamente superior às atividades planejadas que utilizam outros materiais didáticos, já mencionados, revelando que há uma possível resistência crítica do professor ao material que lhe é imposto,
Abstract: 'This work aims to identify the way of Ensino Fundamentals Ciclo I (First Cicle of Fundamental Learning) of State of São Paulo public schools teachers use the didactical material from Ler e Escrever (Read and Write) Program for classes planning. In 2007, Ler e Escrever Program was implemented in State of São Paulo public schools, presenting a set of articulated actions including elaboration and distribution of didactical material, as teachers formation and following, actions which are characterized by State of São Paulo Education Secretary as key to improving teaching quality. This research seeks to show that those actions, contradictorily, favor control and manipulation of teachers work, making difficult and blocking teachers reflected actuation and criticism, aiming to preserve the reproduction of education as an adaptation to the actual society. Therefore, it seems justified theoretical and practically the effort to investigate teachers frequency in using didactical material from the Program for classes planning, as Programs didactical materials uses by teachers can show, even partially, the extent of outside control put into their work. Besides that, it allows to understand partially teachers work. This study has centered itself on analyzing weekly routines made by Ensino Fundamentals Ciclo I teachers of public schools. The theoretical referential that guide the research is based in studies developed by some of the Critical Theory of Society, as Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and Herbert Marcuse. It was possible to conclude, based on obtained data, that teachers appeal to different didactical materials for classes planning, as Xeroxed copies, didactical books offered by federal government, "Material Dourado", among others, including Ler e Escrever Program material. However, use of Ler e Escrever Program material for classes planning is not quantitatively superior to planned activities that use another didactical materials, above mentioned, showing there is a possible critical resistance from teachers to the material imposed to them'
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-03-26
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