Rede social como espaço colaborativo para a educação



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Coimbra, Cristiane dos Santos Rodrigues

Orientador: Santaella, Lucia


Assunto: Educacao,Professores,Novas tecnologias,Redes sociais,Education,Teachers,New technologies,Social networks


Resumo: A utilização das redes sociais e tecnologias ubíquas está cada vez mais presente na educação do ensino superior como parte do cotidiano de docentes e discentes bem como do público em geral. As redes sociais tornam possíveis práticas coletivas que permitem a competência co-autoral, capaz de disseminar conhecimento, compartilhar conteúdos como opiniões, conceitos, ideias, experiências, perspectivas de forma colaborativa. Diante disso, é cada vez mais comum a participação de professores em diversas redes e grupos sociais para tirar proveito dos efeitos que as redes podem trazer para a aprendizagem. A pesquisa que foi realizada sobre essa questão partiu de um levantamento das características das redes sociais, seguido do exame das transformações que elas trazem para o papel a ser desempenhado pelo professor, de um lado, e do perfil da geração digital, de outro. Tomando como base essa contextualização preliminar, o trabalho voltou-se para o estudo do uso de redes sociais na educação, dando prioridade a dois sites de redes sociais especificamente voltados para essa finalidade, sendo eles o Facebook e o Linkedin. Neles foi possível constatar grande participação dos professores em grupos distintos interessados no uso de novas tecnologias, assim como também foi observado que há pouca interação entre os usuários, além de baixo aprofundamento e troca de materiais. A avaliação desses grupos observados e analisados nos permitiu levantar dados para a futura construção de uma Rede Social Acadêmica de uso de Novas Tecnologias, tendo em vista contribuir na formação de docentes e na inovação de práticas pedagógicas,


Abstract: The use of social networks and ubiquitous technologies is increasingly present in education as part of teachers , students , and the general public everyday life. Social networks make possible collective practices that allow for co-authoring skills, which are able to disseminate knowledge, and to share content such as reviews, concepts, ideas, experiences, perspectives in a collaborative manner. Therefore, it is increasingly common for teachers to participate in various networks and social groups to take advantage of the effects that they can bring to learning. To face this question, the present research surveyed the characteristics of social networks. This was followed by the examination of the changes they bring to the role being played by teachers, on the one hand, and to the profile of the digital generation, on the other. Based on this preliminary contextualization, this work turned to the study of social networks in education, giving priority to two social networking sites in particular - Facebook and LinkedIn - where it was possible to observe a strong participation of teachers in different groups interested in the use of new technologies, as well as it was found that there is little interaction between users, also low deepening and exchange of materials. The evaluation of these observed and analyzed groups allowed us to raise data for the future construction of a Social Academic Network for use of New Technologies which aims at contributing to teachers training and the innovation of pedagogical practices


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-05-22

Tags: