Arquitetura para laboratorio de acesso remoto com aplicações educacionais
Ano: 2006
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa: Doutorado em Engenharia Elétrica
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Chella, Marco Tulio
Orientador: Elnatan Chagas Ferreira
Assunto: Internet na educacao,Ensino a distancia,Laboratorios eletronicos,Eletronica - Instrumentos digitais,Recursos de redes de computadores,Internet in education,Distance education,Electronics laboraties,Digital instrumentation,Internet resources,Remote acess laboratory,Distance Learning
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma arquitetura para o desenvolvimento de experimentos controlados remotamente via rede Internet com enfoque em aplicações educacionais. Utiliza-se a rede Internet como infra-estrutura de comunicação, aplicativos e hardware específico para instrumentação baseada em computador, um sistema composto de placa eletrônica e aplicativos para controle e monitoramento de experimentos reais. Os experimento criados com a ferramenta apresentada possibilitam ao usuário com um computador conectado à rede Internet controlar e obter informações relacionadas ao experimento no qual ele está atuando
Abstract: Abstract: This work presents an architecture for the development of remote controlled experiments over the Internet with aplication in educational environments. Internet is used as infrastructure of communication, software and the specific hardware for instrumentation based on computer, electronic circuits and software to control and monitoring of real experiments. The experiment created with the presented tool makes possible to the user with computer plugged on Internet control and get information on the experiment over control,\$aEletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica
Referência: CHELLA, Marco Tulio. Arquitetura para laboratorio de acesso remoto com aplicações educacionais. 2006. 175p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: