Estudo de um ambiente de aprendizagem baseado em midia digital : uma experiencia na empresa
Ano: 2003
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Artes
Programa: Mestrado em Multimeios
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Cavellucci, Lia Cristina Barata
Orientador: Jose Armando Valente
Assunto: Formacao profissional,Aprendizagem organizacional,Estilo cognitivo,Tecnologia educacional,Ensino auxiliado por computador
Resumo: Resumo: Necessidades impostas por um cenário mundial em constante mutação e apoiado em tecnologias têm exigido que profissionais adquiram novos conhecimentos e desenvolvam múltiplas habilidades. Aprender torna-se imprescindível. A velocidade na qual as mudanças acontecem causa descompasso entre formação profissional e exigências desta nova ordem, fazendo com que empresas ocupem-se da atualização contínua dos seus colaboradores. Porém, os ambientes de aprendizagem disponíveis são geralmente baseados em estudos feitos com crianças e adolescentes, bem como no modelo tradicional de educação, ambos inadequados tanto às necessidades dos aprendizes adultos, como às diferenças individuais de aprendizagem. Com o objetivo de identificar o que devemos considerar, quando criamos um ambiente realmente voltado ao aprendiz adulto e ao respeito às diferenças individuais, implementamos em uma empresa um ambiente de aprendizagem baseado no Jogo do Alvo, software de concepção construcionista desenvolvido para trabalhar conceitos de Controle Estatístico de Processos - CEP. Neste ambiente, foram analisados os estilos de aprendizagem e as interações dos aprendizes com o software e com o conteúdo trabalhado. Dar voz aos aprendizes foi poder vivenciar com eles uma experiência ímpar, permitndo-nos ousar elaborar uma proposta de ambiente de aprendizagem baseado em mídia digital, mais adequado às necessidades individuais do adulto no contexto profissional
Abstract: Abstract: Needs imposed by a constantly changing global scenario, which is increasingly technology dependent, demands professionals capable of attaining new information and developing multiple skills. Learning becomes vital. The rapid rate of change causes a disparity between professional background and the requirements of this new directive, compelling most companies to engage themselves in a continuous process of staff development However, not only are the available learning environments predominantly based upon theories developed from studies performed with children and adolescents, but they follow the traditional educational model. On both counts they are inappropriate to meet the needs of the adult learner as well as the differences in individual learning styles. Aiming to identify what should be considered when creating an environment genuinely tailored to the adult learner and to individual differences, we have implemented, in a company, a learning environment based upon the Jogo do Alvo, a software of constructionist conception designed to develop concepts of Statistical Process Control - SPC. In this environment, we were able to analyze the learning styles and the interactions of the learners with the software and with the subject content. Granting the learners the right to express themselves resulted in a unique experience that allowed us to attempt to elaborate a new proposal for a learning environment, based on digital media, more suitable to meet adult needs within a professional context
Referência: CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. Estudo de um ambiente de aprendizagem baseado em midia digital: uma experiencia na empresa. 2003. 205p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:
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