A criação de um ambiente virtual : o registro da pesquisa na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Carrara, Mauricio

Orientador: Saul, Ana Maria


Assunto: Politicas publicas de educacao,Paulo Freire,Novas tecnologias de informacao e comunicacao,NTICs,Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Educacao e EstadoBrasil,Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Catedra Paulo Freire,Education public politics,Paulo Freire,New Communication and Information Technologies,NCITs


Resumo: O presente trabalho encontra-se no contexto das discussões sobre políticas públicas de educação, referenciadas na teoria crítico-libertadora de Paulo Freire, a partir da criação de uma ferramenta virtual para disseminar entre gestores e pesquisadores os resultados das pesquisas realizadas na Cátedra Paulo Freire, da PUC SP, sobre a influência de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino no Brasil . Para tanto, utiliza as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação NTICs como suporte para a concepção, a construção e a implementação da ferramenta de pesquisa, como parte do site da Cátedra Paulo Freire e hospedada no Portal virtual da PUC SP. Esta ferramenta foi estruturada no formato hipertexto, por meio da tecnologia html, que consiste em um conjunto de páginas formatadas para web, organizadas por meio de mapas de sistematização de conteúdos (quadro-síntese e quadros de casos em estudo), a partir do conceito de cartografia dinâmica, onde os conteúdos encontram-se disponibilizados por meio de atrelamento direto (links). Pretende-se, com isso, levar o conhecimento produzido pela Cátedra para além dos muros da PUC SP , a fim de auxiliar a compreensão e as decisões em políticas públicas que trabalham ou pretendam trabalhar à luz do pensamento freireano,


Abstract: This work is inside of a context of the discussions about education public politics refereed in the Paulo Freires theory critic-liberator, starting from the creating of one virtual tool to disseminate between managers and researchers - the results of the researches done in the Cátedra Paulo Freire, at PUC SP, about The Paulo Freire s influence on public systems of Brazil s teaching . In this way uses the New Communication and Information Technologies - NCITs - as support to the conception, the construction and the implementing of research tool, as part of Cátedra Paulo Freire s site and hosted in Portal Virtual from PUC SP. This tool it was structures on hypertext format, by the html technology that consists in a set of pages formatted to web, organized by maps of systematization of issues (frame -synthesis and frame of study in case) starting from the concept of dynamic cartography, where the contents find arranged by the direct link. Intends, whit this, brings the produced knowledge by Cátedra to throw out PUC SP , with the purpose of helps the comprehension and the decisions in public politics that works or intends to work in Freire s notion


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-05-22

Tags: