O olhar dos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria sobre sua formação
Ano: 2002
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Carneiro, Ana Luzia Magalhaes
Orientador: Abramowicz, Mere
Assunto: Hoteis - Administracao - Estudo e ensino (Superior),Hotels - Administration - Study and Higher Education
Resumo: Esta pesquisa tem como sujeitos os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade SENAC de Turismo e Hotelaria de São Paulo, que colaram grau durante o período de 1991 a 2000, com o objetivo de dar vez e voz àqueles que passaram por uma formação profissional numa área bastante recente em termos de ensino superior no Brasil e que, estão atuando no mercado de trabalho, seja na área de formação ou em outras áreas. Por se tratar de uma pesquisa voltada aos egressos de uma única Instituição e de suas concepções quanto ao desenvolvimento de um currículo específico, se fez necessária a abordagem histórica da mesma, possibilitando uma visão contextual do curso pesquisado. A partir da aplicação de um questionário para caracterização do perfil e do posicionamento dos egressos no mercado de trabalho, foram respondidas duas questões abertas, visando colher depoimentos que pudessem indicar a relevância do curso para a colocação dos mesmos no mercado de trabalho e, por meio de suas experiências profissionais, pudessem apontar as críticas e sugestões em relação ao desenvolvimento curricular do curso. Esses depoimentos proporcionaram a elaboração de quatro categorias (Formação Profissional em sua Dimensão Operacional, Valorização da Formação pelo SENAC, Conhecimentos Veiculados pelas Disciplinas e as Necessidades do Mercado de Trabalho e a Importância dos Estágios e da Prática Profissional em Hotel-Escola), explicitadas e analisadas a partir de referenciais teóricos da área de turismo e hotelaria, da área de educação profissional e currículo e, principalmente, da vivência e experiência da pesquisadora, como educadora e coordenadora do curso pesquisado,
Abstract: 'This research focuses on the egresses (ex-students) of the Technological Course of Hotel Management of "SENAC de Turismo e Hotelaria" from São Paulo, that graduated between 1991 to 2000. It has as an objective to give a chance for those who were in a new course (according to Brazils educational system) and Who are actually in the labour market (in the hotel management area and other ones). Only the students (egresses) from one institution were analyzed and also the conceptions according to the specific curriculum, thus it is necessary some historic explanations of the course mentioned. According to a questionnaire that the egressed had to answer, it was possible to distinguish their profile and their position in the labour market. Two open questions were answered, some data collected and the coursess relevance was indicated. According to their positions in the labour market and due to their professional experience some criticism and suggestions could be pointed out (in relation to the development of the curriculum). These statements provided four categories (Professional Education in its Operational Dimension, the Value of SENACs Education, Knowledge transmitted by the Subjects and the Needs of the Labour Market and the Apprenticeship Importance in the Professional Practice at the Hotel-Schools), that are explained and analyzed though theoretical references from tourism and hotel management, through professional education and curriculum and mainly through the experience of the researcher Who is an educator and the coordinator of the course studied'
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002-07-03
Tags: