Educação permanente a distancia na realização do exame citopatologico (exame Papanicolaou)
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Enfermagem e Trabalho
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Mestrado em Enfermagem
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Zanetti, Jose Maria Chagas
Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Assunto: Informatica,Ensino a distancia,Prevencao de cancer de colo uterino,Colo uterino - Cancer,Saude da mulher,Papanicolaou,Informatics,Long distance education,Cervix neoplasms prevention,Cervix neoplasms,Womens health,Vaginal smears
Resumo: Resumo: Este estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar um curso de ensino a distância (EAD) para enfermeiros, por meio da internet, sobre a técnica de coleta do exame citopatológico (exame Papanicolaou), focando também a assistência e acompanhamento das condutas clínicas recomendadas pelo Ministério da Saúde, descrever as etapas de desenvolvimento do curso e o perfil dos alunos, avaliar o conteúdo do curso, por juízes enfermeiros e médicos especialistas na área e por profissionais com experiência em EAD, avaliar a participação, o conhecimento teórico e a opinião dos alunos sobre o curso, além de avaliar o conhecimento teórico dos alunos aplicados à prática. A população-alvo foram enfermeiros dos Centros de Saúde do município de Campinas, SP, envolvidos na coleta do exame citopatológico. Foram convidados cinqüenta enfermeiros via e-mail, desses, 24 se inscreveram (48%), mas 19 (38%) iniciaram o curso e 13 (19/13 ou 68,42%) concluíram. A Aprendizagem Baseada em Casos foi escolhida como metodologia de ensino e o software TelEduc como suporte para criação, participação e administração do curso. Foi aplicado um pré e pós-teste para análise dos conhecimentos adquiridos, além da avaliação durante o curso. Antes de se iniciar o curso, foi realizada uma avaliação do conteúdo do curso por dois especialistas na realização do exame citopatológico e dois em EAD. Os juízes especialistas na realização do exame citopatológico consideraram o curso adequado nos quesitos Conteúdo Geral das Informações, Apresentação das Informações e Projeto Educacional, e adequado, mas precisando de pequenas reformulações em Autoria e Confiabilidade das Informações. Já os especialistas em EAD consideraram o curso adequado em Autoria e Projeto Educacional e adequado, mas precisando de pequenas reformulações em Conteúdo Geral das Informações, Apresentação das Informações e Confiabilidade das Informações. O teste de concordância de Kendall foi aplicado, assim como a análise de concordância entre eles por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) que foi igual a 0.995, comprovando significativa concordância na avaliação realizada pelos especialistas. A comparação nas notas dos alunos nas duas avaliações demonstraram resultados significativos. Um questionário do tipo Likert foi entregue aos alunos com enunciados negativos e positivos, o qual confirmou opinião favorável acerca do curso O coeficiente Alfa de Cronbach foi de 0.872010, demonstrando alta consistência interna. Concluiu-se que os objetivos propostos foram atingidos e o curso precisa apenas de pequenas reformulações.
Abstract: Abstract: This study was a applied research, which had the following objectives: a) to describe the steps of the development of a long-distance education course (LDEC) on pap test realization to be give by Internet, approach for clients fooling support after delivery result with clinical conduct recommended by Brazil Health Ministery, b) to evaluate the course through specialists in Pap test realization and in LDEC, c) to describe students and evaluators profile, d) to evaluate students participation and their opinion about the course. The studied population was made of nurses from Campinas Metropolitan Area. Fifteen nurses were invited though e-mail, twenty four (48%) subscribe and 19 arrived end 13 completed the course (19/13 on 68,42%). Ten nurses were female and three were male with an average age of 36,3 and graduating time of 9,3 years. The chosen teaching method was the Case-based learning, with the objectives of promoting an active process and allowing interaction among students. The course environment chosen for is creation, participation and administration was the TelEduc. Was evaluated the students the before initializing of the course and after completed the course. Before its beginning, the courses was evaluated by two specialists in LDEC and two specialists in Pap test realization. The judges specialists in Pap test realization with age of 58 and 45 years and whit 30 and 10 years, time of experience on the area of about. The judges specialists in LDEC, with age of 36 and 47 years, their experience time in LEDC was the six and twelve years. The judges specialists in Pap test realization considered the course adequate on the items General Content Information, Presentation of Information and Education Project, and adequate, but needing slight reformulation in Authorship and Reliability of Information. However, the specialists in LDEC considered the course adequate in Authorship and Education Project and adequate, but needing slight reformulation in General Content Information, Presentation of Information, Reliability of Information. The test of Kendall was used to verify the agreement enters the four judge and intraclass correlation coefficient (ICC) with significant concord in the evaluation between the judges. The students was evaluated and the two evaluated, showing significant between the first evaluation end second evaluation. A questionnaire Likert-tipe containing positive and negative statement was used and showing favorable.,\$aEnfermagem e Trabalho
Referência: ZANETTI, Jose Maria Chagas. Educação permanente a distancia na realização do exame citopatologico (exame Papanicolaou). 2008. 273p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: