O uso de leitores de tela no TelEduc : um estudo de caso



Trabalho

Ano: 2003

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Wataya, Roberto Sussumu

Orientador: Valente, José Armando


Assunto: Uso de softwares leitores de tela - LT,TelEduc,Estudo de caso,Educacao a distancia,Pessoas com necessidades especiais visuais,Software de computador,Leitores de Tela,Screen readers - SR,Case study,Distance education,Visually impaired - VI


Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar a acessibilidade no Ambiente Telemático TelEduc de Pessoas com Necessidades Especiais Visuais - PNEVs, para tal foram utilizados os softwares Leitores de Tela - LT: DosVox e Jaws. Foram usados os fundamentos teóricos encontrados na literatura relacionada à Educação a Distância nas abordagens: Broadcast, Virtualização da Sala de Aula Tradicional e o Estar Junto Virtual, que abarcam o Contrucionismo Contextualizado. O estudo foi baseado nas teorias de P. Freire, S. Papert, Vygotsky, J. A. Valente, M.E.R Almeida, M.E. B.B. Prado, E. T. M. Schlünzen entre outros. Em um primeiro momento a pesquisa procurou explorar como os softwares LT, as ferramentas e os conteúdos do curso do programa do Proinesp-II auxiliaram a capacitação à distância de professores, no uso de informática na Educação Especial. Os resultados indicaram que entre os softwares LT DosVox e Jaws havia pequenas diferenças, mas a natureza dessas informações coletadas não permitiu concluir as possíveis causas destas diferenças. Em um segundo estudo, objetivou-se analisar os softwares LT, as ferramentas e os conteúdos do curso. Realizaram-se vinte sessões com duas PNEVs, durante as quais elas interagiram no curso. A coleta de dados ocorreu em duas etapas, as análises foram gravadas, transcritas em forma de Tabelas. A análise dos resultados dos dois estudos indicou, entre outros aspectos, que ambos os softwares LTs, DosVox e Jaws, com suas pequenas diferenças, permitem acesso das PNEVs no TelEduc,


Abstract: The goal of the present work was to study accessibility in the Telematic Environment TelEduc of the Visually Impaired - VI, using the Screen Readers (SR) software DosVox and Jaws. The theoretical foundations used can be found in studies related to Distance Education such as the approaches: Broadcast, Traditional Classroom Virtualization and Virtual Being Together that embraces the Contextualized Constructivism. The study was based on theories of authors such as P. Freire, S. Papert, L. Vygotsky, J. A. Valente, M.E.B. Almeida, M.E. B.B. Prado, E. T. M. Schlünzen, among others. First the research expIored how the SR software, the tooIs and the contents of the Proinesp-II programs course, contributed to the training of teachers at a distance in information technoIogy in Special Education. The results indicated that there were minar differences between the two software but the causes of the differences could not be identified from the nature of the information collected. The second study analyzed the SR software, the courses tools and contents. Twenty sessions with two VI were realized, during which they interacted in the course. The data was coIleted in two stages and the analyses were recorded and transcribed in Tables. The anaIysis ofthe results ofthe two studies showed, aIhong olheI aspects, that both SR, DosVox and Jaws software, with their small differences aIlow VI access in TelEduc


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003-11-30

Tags: