Complexidade e auto-eco-organização : implicações para o professor on-line



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Wadt, Maria Paula Salvador

Orientador: Collins, Heloisa


Assunto: Educacao a distancia,Formacao de professores,Auto-ecoorganizacao,Metafuncoes da linguagem,Ensino a distancia,Linguagem e linguas -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador,Professores de linguas -- Formacao profissional,Distance education,Teachers development,Auto-eco-organization,Language metafunctions


Resumo: Este estudo situa-se na interface da Linguística Aplicada e da Educação, particularmente da Educação a Distância, e pretende contribuir para a formação de professores com perspectiva de atuação no ambiente digital. Para tanto, investiga a experiência de alguns professores do curso Teachers Links, realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa Edulang, a fim de descrever os procedimentos que eles utilizam no gerenciamento, levando em conta as necessidades emergentes. Isso poderá oportunizar a professores em formação uma melhor compreensão dos processos e ações presentes num ambiente on-line e uma tomada de atitudes mais conscientes e adequadas ao ambiente no qual possam vir a atuar. O foco da investigação está na compreensão do processo de desenvolvimento e produção de textos para as páginas de entrada dos cursos (Agendas), que constituem um espaço de interação entre o professor e a sala de aula virtual, a partir das quais se espera uma atitude responsiva ativa do aluno. As páginas de entrada são também um espaço de replanejamento, que trazem a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem. Primeiramente são investigadas as funcionalidades da Agenda e sua estruturação, em segundo lugar, são analisadas as relações que o professor estabelece entre o conteúdo das Agendas e a dinâmica processual do curso, e, finalmente, é feito um levantamento do tipo de influência que as Agendas têm sobre o ensino e a aprendizagem. A fundamentação teórica provém da Teoria da Complexidade (MORIN, 1997/2005, 2005, HOLLAND, 1995), do Pensamento Eco-sistêmico (MORAES, 2003a, 2004, 2005, MORAES e TORRE, 2004) e da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999/2006, 2004). Trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica de base interpretativa (MOITA LOPES, 1996, ESTEBAN, 2003, NUNAN, 1992), orientada pelo paradigma emergente (MORAES, 1997, GARCIA, 2003),


Abstract: This study is on the interface between Applied Linguistics and Education, more specifically Distance Education, and has as its main goal offering contributions to teacher development, specially to those who wish to work in digital learning environments. To do so, it investigates the experience of four teachers in the context of Teachers Links, an online course developed within the scope of the Edulang research group. The investigation aims at describing the teachers procedures concerning course management, considering the emergent needs. Such description shall allow a better understanding of the dynamic processes and actions that are present in an online teaching environment, and, therefore, enable teachers to take proper and more conscious decisions in this context. The focus of the investigation is the comprehension of the development and production process of the online course entrance pages (Agendas). The Agendas constitute an area of interaction between the teacher and the virtual classroom, and are meant to foster an active response from the students. They are also areas of re-planning which bring to light the dynamics of the teaching learning process. First, this study investigates the functions of the Agenda as well as its structure, then, it analyses the relations the teachers establish between the content in the Agendas and the dynamic processes in the course, and finally, it reveals the effects the Agendas have on teaching and learning. The study draws on the Theory of Complexity (MORIN, 1997/2005, 2005, HOLLAND, 1995), the Ecosystemic Thought (MORAES, 2003a, 2004, 2005, MORAES e TORRE, 2004) and Functional Grammar (HALLIDAY, 1978, HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999/2006, 2004). Concerning the research paradigm, this is a qualitative ethnographic interpretive investigation (MOITA LOPES, 1996, ESTEBAN, 2003, NUNAN, 1992), supported by the emergent paradigm (MORAES, 1997, GARCIA, 2003)


Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-07-31

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