Estratégias textual-discursivas para a interação colaborativa e autonomia em ambientes virtuais de aprendizagem



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Vieira, Rubens Alexandre

Orientador: Marquesi, Sueli Cristina


Assunto: Subjetividade,Dialogismo,Textualidade,Interacao,Autonomia,Colaboracao,Ensino a distancia,Professores e alunos,Subjetividade,Subjectivity,Dialogism,Textuality,Interaction,Autonomy,Collaboration


Resumo: Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e tem como tema a potencialização da aprendizagem colaborativa e da autonomia discente na educação a distância, por meio de estratégias lingüísticas, aliadas a procedimentos pedagógicos. A justificativa da pesquisa deve-se ao fato de que, na sociedade contemporânea, as pessoas precisam estar preparadas para aprender ao longo da vida, de forma autônoma e colaborativa, valendo-se da potencialidade informativa e interacional que advém das Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, o trabalho pedagógico do professor que atua nesse cenário, deve estar voltado para o desenvolvimento de estratégias e procedimentos apropriados. Para o desenvolvimento do trabalho, fundamentamo-nos em preceitos teóricos da Lingüística Textual, especialmente nos estudos de Beaugrande (1997), Beaugrande e Dressler (1984) e Koch (2001a, 2001b, 2003, 2006), complementados por princípios da Teoria da Enunciação (Benveniste, 1989, 1995, Kerbrat-Orecchioni, 1980, 1998) e do Sociointeracionismo (Vygotsky, 1984, Freire 1996). Partindo do pressuposto de que, na EaD, é por meio da linguagem escrita que o professor pode estimular procedimentos pedagógicos pertinentes para estabelecer interação, colaboração e autonomia, e tendo como corpus de análise uma unidade de conteúdo didático voltado para a educação em ambientes virtuais, nesse trabalho, levantamos e analisamos estratégias textual-discursivas e procedimentos pedagógicos, bem como apresentamos etapas metodológicas que concorrem para desenvolver aprendizagem na linha do Construtivismo Sociointeracionista na educação a distância. A pesquisa realizada possibilitou identificar estratégias textual-discursivas e ações pedagógicas profícuas para estabelecer uma interação colaborativa entre professor e alunos envolvidos na educação a distância, evidenciando, aos docentes que desenvolvem cursos e atividades em EaD, o imperativo de, não apenas desenvolver etapas metodológicas e procedimentos pedagógicos pautados na construção do conhecimento pela colaboração, como também utilizar formas lingüísticas específicas para a interlocução nessa modalidade educacional,


Abstract: This work is based on research area about Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language and its theme is the strength of the collaborative learnig and of the student autonomy in the distance education through linguistic strategies associated with pedagogic proceedings. The justification of the research is based on fact that in contemporaneous society people need to learn through collaborative and autonomous ways through the informative and interactive potentiality of the technology of information and communication. So, in this context, the pedagogic work of the teacher must develop appropriate strategies and proceedings. For development of the work, we are based on theory of Textual Linguistics, especially in studies of Beaugrande (1997), Beaugrande and Dressler (1984) and Koch (2001a, 2001b, 2003, 2006), complete by theory of Enunciation (Benveniste, 1989, 1995, Kerbrat-Orecchioni, 1980, 1998) and Social Interacionism Theory (Vygotsky, 1984, Freire, 1996). Starting of conjecture that in the distance education through written language the teacher can stimulate pedagogic appropriate proceedings for interaction, collaboration and autonomy, so the corpus of the analysis has got a didactic content unity associated with education in virtual ambience, in this work, we farther analyse textual discursive strategies and pedagogic proceedings present methodological stages that promote learning in the Constructivism, Social Interacionism area and distance education. The finished research allowed identify textual discursive strategies and pedagogic actions that promote collaborative interaction between teachers and students involve in the distance education, evidencing for teachers develop courses and activities in distance education the imperative to develop methodological stages and pedagogic proceedings that intend learning for collaboration and make use of specific linguistic ways for the interlocution in this educational modality


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-05-22

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