Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
Ano: 2007
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação, Ciência e Tecnologia
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Vieira, Mariana Cristina de Almeida
Orientador: Dirceu da Silva
Assunto: Tecnologia educacional,Gestao escolar,Diretores de escolas,Tecnologia da informacao,Education technology,Schoola management,Principals,Technology of information and the communication
Resumo: Resumo: A presente pesquisa analisa as percepções de diretores de escola sobre o processo de incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em seu trabalho. Focamos o diretor de escola como o organizador do trabalho da escola. Desta forma, as TICs devem estar inseridas na gestão da escola, para que haja unicidade de objetivos educativos com as TICs e não somente um trabalho de práticas isoladas de professores. O levantamento bibliográfico realizado abrange as áreas da Administração Escolar e da Tecnologia Educacional. A partir da síntese de assuntos correlatos das duas áreas de estudo foi possível elaborar um instrumento de coleta de dados: uma escala Likert. Esta escala, construída à partir das dimensões de trabalho do diretor de escola ¿pedagógico, administrativo e político, objetiva analisar os fatores significativos do trabalho do diretor de escola usando as TICs. A escala foi aplicada nos alunos, diretores de escola da rede estadual paulista de ensino, do curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) entre os meses de janeiro a março de 2007. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, segundo a Análise Fatorial Exploratória. Identificou-se 13 fatores que são significativos para o uso das TICs na escola e no trabalho do diretor, entre eles a colaboração dos diretores e professores na elaboração de projetos usando as TICs, a necessidade das Diretorias de Ensino em dar suporte aos diretores, as habilidades do diretor, a comunicação e o contato com a comunidade. As dificuldades em torno da utilização pedagógica das TICs e os escassos programas de formação continuada são fatores importantes para os diretores para que haja a implementação de projetos e atividades na escola
Abstract: Abstract: This research analyzes the perception of school principals about the process of implementation of Information and Communication Technology (ICT) on their work. We focus on the principal, as the school¿s work organizer. This way, ICT has to be inserted on the school management process, so that it presents an unity of educational objectives and not only teachers¿ isolated work practices. The bibliographical research ranges between the fields of School Administration and Educational Technology. From the synthesis of correlated subjects of the two fields of study, it was possible to elaborate an instrument to collect data: a Likert¿s scale. This scale, built from the work axis of the school principals (pedagogical, administrative and political), aims at analyzing the important factors of their work using the ICTs. The scale was applied on students of the Specialization in Educational Management Course (CEGE), who were themselves composed of principals from Sao Paulo¿s state school network, between January and March of 2007. The obtained data was analyzed in a quantitative manner, following the Exploratory Factor Analysis. Thirteen factors were identified as significant to the use of ICTs in schools and in the work of the school principals. Among these factors is the collaboration of principals and teachers in the elaboration of projects using the ICTs, the necessity of Schools Management Departement to support the principals, the abilities of the principals, and the communication and contact with the community. The difficulties of the pedagogical use ofCITs and the rare existence of continuous formation programs are important factors for the school principals to apply projects and activities in the school,\$aEducação, Ciencia e Tecnologia
Referência: VIEIRA, Mariana Cristina de Almeida. Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação: analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs. 2007. 119p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: