Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distancia
Ano: 2003
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Vahl Junior, Jose Claudio
Orientador: Heloisa Vieira da Rocha
Assunto: Ensino a distancia,Agentes inteligentes (Software),Comunicacao - Tecnologia
Resumo: Resumo: O grande crescimento da Internet nos últimos anos a tornou um importante veículo de comunicação. Aliado a esse crescimento, a Educação a Distância (EaD), caracterizada pela separação geográfica entre o aluno e o professor, vem atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas das mais diversas culturas em muitos lugares ao redor do mundo. A Educação a Distância via Internet, utilizando ambientes de Educação a Distância é cada vez mais freqüente. Esses ambientes de EaD permitem a criação, edição e acompanhamento de cursos por meio de diversas ferramentas como fóruns de discussão, correio eletrônico, bate-papo, material de apoio, etc. Na literatura, diversos autores apontam a construção de um senso de comunidade em um curso de EaD como fator importante e que influencia positivamente as relações estabelecidas entre os participantes do curso. Nesse sentido, as ferramentas de comunicação, dentre elas o bate-papo, auxiliam os usuários a constituírem sua identidade perante a comunidade de aprendizagem. As ferramentas de bate-papo existentes nos ambientes de EaD mantém as mesmas características fundamentais dos bate-papos tradicionais existentes na Web. Muitas dessas características não são adequadas ao contexto de educação. O objetivo deste trabalho é a construção de uma ferramenta de bate-papo que seja adequada ao contexto educacional e possibilite a adoção de alguma forma de coordenação às conversas síncronas realizadas em ambientes de Educação a Distância, especialmente o ambiente TelEduc. Na construção da ferramenta ChEd (Chat Educacional) foi feita uma análise da literatura e das necessidades dos usuários do TelEduc para a definição de alguns modelos pré-definidos de coordenação para sessões de bate-papo. Aliados a esses modelos pré-definidos, existe a possibilidade da configuração, por parte do usuário, de um modelo personalizado. Para prover essa flexibilidade, foi utilizada a tecnologia de Agentes de Interface, buscando integrar as áreas de Inteligência Artificial e Educação. Neste trabalho ainda são apresentados os resultados de alguns testes preliminares realizados com o ChEd que apontam a necessidade do aprimoramento da ferramenta
Abstract: Abstract: An outstanding growth of Internet in the last years turned it into an important communication medium. In addition to that, distance education methods (EaD), characterized by a geographical separation between students and teachers, kept reaching an increasing amount of people with varying cultures around the world. With the application of distance education over the Internet, the use of Learning Management Systems (LMS) became a popular practice. As a result, EaD environments started to offer several tools for the creation, edition and attendance of courses like forums, electronic mail, chat, support material, along with others. Many authors point out the construction of a community sense as an important factor during a EaD process, because it influences the established relationship among course participants. In that sense, chat tools represent some of the best alternatives to help users constitute their identity in the learning community. However, current LMSs chat tools maintain the traditional web chats fundamental characteristics, which are not all appropriate for an educational purpose. Thus, the objective of this work is to build a chat tool suitable for an educational context, that should coordinate some LMSs synchronous conversations, focusing the TelEduc environment. An analysis of specialized literature and TelEduc users needs was made during the ChEd (Educational Chat) building process, in order to define some chat session coordination models. Together with those pre-defined models, the possibility of configuring a personalized one was also incorporated to the system, with the use of Interface Agents. Such feature aimed to provide better flexibility, by integrating Artificial Intelligence and Educational concepts. This work still presents the results of tests made using ChEd, that indicate the need of some upgrades
Referência: VAHL JUNIOR, Jose Claudio. Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distancia. 2003. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: